São Paulo, segunda-feira, 30 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ibama embarga obras de hotel de secretário de FHC no litoral da PB

ARI CIPOLA
ADELSON BARBOSA

ARI CIPOLA; ADELSON BARBOSA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM JOÃO PESSOA

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) da Paraíba embargou na sexta-feira as obras de construção do hotel Victory Marine Resort, em Lucena, litoral norte do Estado, sob o argumento de que as obras estavam devastando vegetação de área de preservação permanente. Houve ainda multa de R$ 2.000,00.
O Victory é um empreendimento de três empresas consorciadas. Entre elas, está a Construtora Gradiente, do secretário nacional de Políticas Regionais, Cícero Lucena, 37, e de seu irmão, engenheiro Solon Lucena, 48.
"A obra fere o código florestal, que proíbe a remoção de vegetação e dunas de área de preservação permanente", afirmou José Hilton Linhas Gomes, 42, chefe da Divisão de Controle e Fiscalização do Ibama do Estado.
A construção do Victory, com 140 bangalôs, piscinas, quadras esportivas, marina e campo de futebol, ainda está na fase de terraplanagem. Cada bangalô tem o custo médio de R$ 35 mil.
O empreendimento foi lançado há 15 dias com anúncios em TVs e jornais de João Pessoa (PB). Os empreendedores mudaram o nome da praia de Pontinha de Costinha para Praia do Holandês.
Para edificar o alicerce dos bangalôs, os construtores estavam removendo areia e a vegetação do terreno de dez hectares.
O terreno fica à beira-mar e é coberto por uma plantação de coqueiros. O projeto prevê a remoção de muitos coqueiros e o plantio de outros 1.500.
Os empreendedores conseguiram uma licença autorizando as obras junto à Sudema (Superintendência de Administração do Meio Ambiente), ligada ao Estado.
A licença foi dada no último governo paraibano, quando Cícero Lucena era vice-governador.
Apesar de estar a 62 km da capital e de possuir praias de águas transparentes, a falta de estradas inviabiliza o turismo de Lucena, que tem 7.700 habitantes.
Em 93, deu-se início à pavimentação de duas estradas na cidade, segundo Joaquim Silveira, superintendente do DER (Departamento de Estradas de Rodagem) da Paraíba. A ligação entre Lucena e Costinha passa em frente ao terreno do Victory.

Texto Anterior: Crítica tucana não incomoda
Próximo Texto: Construtores vão recorrer
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.