São Paulo, segunda-feira, 30 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Centro de MG oferece aula de Música Antiga

EVANDRO EBOLI
DA AGÊNCIA FOLHA, EM JUIZ DE FORA

O Centro Cultural Pró-Música, de Juiz de Fora (MG), vai inaugurar em fevereiro a Oficina Permanente de Música Antiga para atender interessados em estudar repertório e instrumentos de época.
A coordenação do curso é do grupo Pró-Música Antiga –formado há 15 anos e que pesquisa e executa peças dos períodos renascentista e barroco.
A diretora do grupo, Maria Isabel Santos, disse que a oficina vai dar continuidade ao trabalho realizado durante o Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga.
Segundo ela, o festival internacional, que acontece todos os anos em Juiz de Fora, é o único do gênero no Brasil.
"O objetivo é manter um estudo contínuo da produção musical de época e difundir esse gênero ainda não muito conhecido no país", afirmou Maria Isabel.
No curso de Música Antiga, os alunos terão acesso a instrumentos muiscais do período colonial. Entre eles o violoncelo barroco, a viola de gamba, o cravo, a rabeca e o saltério, um instrumento de corda da Idade Média.

Repertório
As peças a serem executadas pelos alunos estão sendo recuperadas pelo musicólogo Sérgio Dias, um dos idealizadores do festival internacional. O repertório básico é do compositor brasileiro Padre Affonso.
A previsão é de que, após seis meses de curso, os alunos gravem o primeiro disco.
O estudo inclui explicações teóricas básicas, dados históricos sobre cada uma das peças e o tipo de composição que era produzida, em determinado período, com cada instrumento.

Preço
As aulas serão aos sábados. A mensalidade deve ficar entre R$ 20,00 e R$ 25,00. Serão formadas duas turmas. Cada um dos grupos deve ser formado, no máximo, por nove alunos.
Os interessados em realizar o curso de Música Antiga devem entrar em contato com o Centro Cultural Pró-Música –(032) 215-8045, em Juiz de Fora (MG).

Texto Anterior: Sigla nova para vícios antigos
Próximo Texto: Rochedo marítimo de Santos deve se transformar em atração turística
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.