São Paulo, segunda-feira, 30 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mercado não muda, diz Rio-Sul

FILOMENA SAYÃO
DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente da Rio-Sul, Fernando Souza Pinto, contesta afirmação do comandante Rolim de que a aquisição da companhia de aviação regional Nordeste resultaria em oligopólio por parte da Varig.
"Não tem fundamento. Essa compra não vai fazer diferença no status do mercado como um todo. A Nordeste tem 2,3% do mercado regional. Passamos de uma fatia de 35% para 37%."
Segundo ele, a transferência das ações já foi homologada pelo DAC (Departamento de Aviação Civil do Ministério da Aeronáutica).
O executivo acha estranho Rolim contestar a compra. "Ele tem hoje, somando TAM e Brasil Central, 48% do mercado. Mais os pedidos de novas linhas, sua fatia engordará para mais de 50%. Em outros anos, ele teve mais da metade do mercado."
Souza Pinto conta que vai apresentar ao Cade os documentos de como fica o mercado após a compra da Nordeste pela Rio-Sul.
A Rio-Sul foi fundada em 1976. É subsidiária da Varig, que segundo Souza Pinto, tem 47% do mercado nacional de aviação, considerando-se apenas as linhas nacionais.
"A Varig não tem o oligopólio do mercado. Existem a Vasp e a Transbrasil, todas elas com uma parcela do mercado."
Procurado pela Folha, Rubel Thomas, presidente da Varig, não foi localizado. A assessoria da companhia pediu que Souza Pinto fosse entrevistado.
(FS)

Texto Anterior: TAM contesta oligopólio da Varig
Próximo Texto: A despolitização do Sebrae
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.