São Paulo, segunda-feira, 30 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Antimatéria explode quando se encontra com o mundo 'normal'

KATHY WOLLARD

Tanto este jornal quanto você são feitos de matéria –átomos cujas partículas têm certas cargas elétricas. Mas como algo saído de um filme de ficção científica, o universo também contém antimatéria.
E quando a matéria e a antimatéria se encontram, eles se desintegram em uma explosão chamada raios gama, como nos filmes de ficção científica.
Assim, se este jornal estivesse nas mãos de um viajante espacial e encontrasse um jornal feito de antimatéria, só sobraria radiação do jornal de ontem.
O que é antimatéria? Tudo ao seu redor é feito de átomos. Cada átomo tem um centro, ou núcleo, no qual prótons e neutrons vivem. Partículas chamada elétrons orbitam ao redor do núcleo.
O átomo é mantido unido pela atração elétrica entre os elétrons e os prótons. Elétrons têm carga negativa; prótons têm carga negativa. Os opostos se atraem (neutrons são, como o nome indica, neutros).
A antimatéria é a matéria com todas as cargas revertidas. Os elétrons dos átomos de antimatéria têm carga positivo (então, os cientistas os chamam "positrons"). Cada partícula de antimatéria tem a mesma massa que sua correspondente normal.
Alguns poucos cientistas especulam que pode haver grandes coleções de antimatéria no universo, talvez galáxias inteiras com planetas e estrelas antimateriais. No centro da nossa galáxia, a Via Láctea, os cientistas descobriram uma área na qual uma enorme quantidade de raios gama são produzidos, à medida em que elétrons e positrons se encontram regularmente. Um cientista apelidou a região de "O Grande Aniquilador". Alguns acham que o centro da galáxia seja um buraco negro.
Outros especulam que as partículas de antimatéria (que podem ser criadas artificialmente) podem ser usadas algum dia para aniquilar tumores cancerosos. Ou que sua reação explosiva poderia ser usada para impulsionar foguetes, da mesma forma que a gasolina faz nos carros.

Copyright Los Angles Times Syndicate.

Texto Anterior: SEIS DICAS DE PRAIA
Próximo Texto: QUAL É O ÚNICO PAÍS DO MUNDO QUE NÃO TEM NOME?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.