São Paulo, segunda-feira, 30 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Eurotúnel não tem segurança, diz jornal

ROGÉRIO SIMÕES
DE LONDRES

O governo britânico anunciou ontem que fará uma investigação de emergência sobre o esquema de segurança no túnel que liga Inglaterra e França (Eurotúnel) por baixo do canal da Mancha.
Uma reportagem do jornal dominical inglês The Observer, publicada ontem, afirma que as malas dos passageiros não estão sendo revistadas ou colocadas em aparelhos de raio X.
Segundo o jornal, há vários pontos onde terroristas poderiam instalar bombas com facilidade.
O secretário de Transportes, Brian Mawhinney, exigiu das empresas Eurotunnel e European Passenger Services que apresentem urgentemente um relatório detalhado sobre o esquema de segurança no serviço de trens.
Segundo o texto publicado no Observer, de autoria de Dean Nelson e Michael Durham, a equipe de reportagem do jornal fez dez viagens pelo túnel, no trem de passageiros e no serviço de transporte de carros.
O jornal informou que na estação de Waterloo, em Londres, foi possível entrar nos trens sem que a bagagem fosse revistada.
Uma mala ainda foi abandonada no vagão por um dos repórteres, que deixou o trem antes da partida.
Ninguém teria revistado a mala durante a viagem de três horas entre Londres e Paris.
A reportagem também afirma que há vários compartimentos no teto e nas paredes dos trens que atravessam o canal onde seria possível colocar uma bomba. Eles poderiam ser abertos facilmente com uma ferramenta comum.

Parlamento
Michael Meacher, o porta-voz para a área de Transportes do Partido Trabalhista (de oposição ao governo conservador liderado por John Major), disse estar extremamente alarmado com as informações da reportagem.
Ele disse que vai propor hoje à Câmara dos Comuns do Parlamento que faça um debate em caráter de emergência sobre a seguranca no Eurotúnel.
O serviço ferroviário de passageiros entre Inglaterra e França foi iniciado regularmente no dia 14 de novembro. No início deste ano, um pequeno incêndio em um dos vagões retardou a viagem de um trem em direção a Londres, mas nenhum passageiro ficou ferido.

Texto Anterior: Russos intensificam ataques contra Grozni
Próximo Texto: Chuva deve piorar no oeste europeu
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.