São Paulo, segunda-feira, 30 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exército peruano é maior e melhor equipado

DA REDAÇÃO

As Forças Armadas do Peru são maiores e mais bem equipadas que as do Equador, mas o difícil terreno da região, montanhoso e coberto por floresta, tende a diminuir a importância dessa superioridade material.
Um dos trunfos peruanos é a maior quantidade de helicópteros e canhões, armas de apoio que podem significar a diferença em uma ofensiva rápida para tomar o território em disputa.
Helicópteros permitem transportar tropas com rapidez e um bombardeiro pela artilharia facilita o avanço dos soldados. Mas os equatorianos têm 220 pequenos mísseis britânicos Blowpipe capazes de derrubar helicópteros.
O Equador tem apenas 70 canhões de calibres de 105 e 155 milímetros. Já os peruanos têm mais de 250 destes calibre, além de outras 50 peças originadas da antiga União Soviética.
Outro trunfo peruano é a experiência em combate de suas tropas, que há anos lutam com a guerrilha maoísta do Sendero Luminoso.
Nessas condições, o papel da infantaria ganha relevância. Os dois exércitos são bem equipados com armas importantes para os infantes e adequadas à luta no mato, como morteiros e metralhadoras.
Justamente pelas dificuldades da luta na floresta, é até possível que ocorram surpresas.
Os peruanos também têm maiores quantidade de tanques e carros blindados, mas sua utilização é difícil na região. Podem ser úteis, porém, se o conflito se ampliar a outros pontos.
Em caso de ampliação, a Força Aérea e Marinha peruanas desequilibram ainda mais o balanço de forças. Os peruanos têm caças mais modernos (10 Mirage 2.000, franceses) e úteis aviões de ataque (30 Su-22, soviéticos).
A Marinha equatoriana tem dois submarinos, duas fragatas, seis corvetas e seis barcos lança-mísseis. Os peruanos contam com dois cruzadores, seis submarinos, cinco destróieres, quatro fragatas e seis lança-mísseis.

Texto Anterior: Vale em litígio é estratégico para o Equador
Próximo Texto: Peruano acusa maus tratos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.