São Paulo, terça-feira, 31 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Índice

Troca de títulos pode capitalizar banco oficial

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Os ganhos obtidos pelos Estados com a troca de títulos estaduais por federais poderão ser utilizados para capitalizar seus bancos oficiais e diminuir suas dívidas contratuais.
A troca destes títulos, chamada de federalização, vem sendo feita desde junho do ano passado.
Desde então, os ganhos obtidos na operação só podiam ser utilizados para abater a dívida mobiliária dos governos estaduais junto aos seus bancos oficiais.
A flexibilização na aplicação destes ganhos foi aprovada ontem pelo CMN (Conselho Monetário Nacional) e anunciada pelo presidente do Banco Central, Pérsio Arida.
Ao trocarem seus títulos por papéis federais, os bancos estaduais lucram ao rolar as dívidas dos Estados a juros menores. Estes títulos são usados pelos bancos para rolar suas dívidas junto ao mercado financeiro.
Como os títulos federais têm mais garantia e melhor aceitação que os títulos estaduais, eles são remunerados a taxas menores.
A diferença de risco proporcionou aos bancos estaduais ganho estimado em 0,43% dos títulos trocados com o governo federal.
Antes da medida, os ganhos obtidos pelos Estados com a operação só poderiam ser usados para abater a dívida mobiliária (em títulos) dos governos estaduais com seus bancos.
O valor destes recursos, no caso do Banespa, por exemplo, correspondem a cerca de R$ 30 milhões por mês.
Com a nova regra, São Paulo ganhará a alternativa de usar estes ganhos para reduzir a dívida contratual do Estado com o Banespa, disse ontem o diretor de Política Monetária do BC, Alkimar Moura.
Os maiores beneficiados pela mudança são os Estados que possuem bancos saneados, como o Ceará (BEC) e o Rio Grande do Sul (Banrisul).
Por estarem em boas condições financeiras e não precisarem gastar recursos para amortizar dívida mobiliária dos Estados, estes bancos são os que têm melhores condições de se capitalizar utilizando o dinheiro ganho com o socorro federal.

Texto Anterior: SDE arquiva processos sobre aumentos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.