São Paulo, terça-feira, 31 de janeiro de 1995
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Troca de forrações valoriza o automóvel

ROSANGELA DE MOURA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Trocar o revestimento dos bancos valoriza o carro e torna o seu interior mais confortável.
Samira Kezh Felguira, 38, dona da loja Revestimentos Guarujá, diz que os revestimentos mais procurados são capas colocadas sobre os bancos.
A peça, segundo ela, tem preço baixo, é fácil de ser colocada e, ainda, garante a higiene.
Samira explica que a maioria dos carros que chegam à sua loja é nova. A capa mais procurada é a confeccionada com tecido igual ao revestimento original.
"Os proprietários compram a capa para proteger o estofamento original e valorizar o carro na hora da revenda."
Ela diz ainda que capas mal feitas podem ficar soltas no banco, facilitando a penetração de sujeira e o desgaste precoce.
Também existem algumas lojas de acessórios que vendem as capas prontas.
Quando não existe capa disponível para o modelo, marca ou ano solicitado, não se deve colocar uma que se aproxime da original. O resultado final pode ser desastrosos: capas curtas ou folgadas.
"A capa do Gol 92 é diferente da do modelo 94. A do 95 também tem outro tamanho", diz Samira.
Um jogo de capas demora em média um dia para ser feito e uma hora para ser colocado.
Já a troca do estofamento dos bancos, sem reparos na estrutura metálica ou espuma, é executada em dois dias, tanto em couro como em tecido.
O revestimento tem vida útil de um a cinco anos, dependendo do uso. O banco do motorista em geral é o que sofre mais desgaste.
A forração não deve ser lavada com água e sabão –o ideal é a seco. Produtos químicos podem reagir com a espuma do estofamento e com a cola, descolando e despedaçando a espuma.
Antonio Petrarca, 45, dono da Autolinea, diz que calças com botões atrás, carteira no bolso traseiro, comer dentro do carro, arrastar-se sobre o banco ao sair do automóvel e sentar com roupa suja desgastam e reduzem a vida útil das forrações.
O uso excessivo do sistema reclinável e a utilização dos bancos por pessoas com mais de 80 quilos ajudam a deformar a espuma e a estrutura do banco e aceleram a perda do revestimento.
Carros importados e alguns modelos nacionais, como Omega e Tempra Ouro, possuem mais detalhes em acabamento (apoio de braço, porta-copos), encarecendo o serviço.

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