São Paulo, segunda-feira, 2 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Radial ganha 27 placas luminosas

DA REPORTAGEM LOCAL

Os 16,8 km da Radial Leste ganharam 27 placas luminosas na semana passada. Tendo entre 1 e 2 m de largura e 40 cm de altura, elas exibem os nomes de ruas e avenidas transversais.
As placas ficam a 4,5 m do chão, presas aos braços dos semáforos do sentido centro-bairro. Foram batizadas de ``Los Angeles", em alusão à sinalização da cidade da costa oeste americana.
Desenvolvidas e fabricadas pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), as placas luminosas custaram, cada uma, R$ 290,00. São de alumínio e acrílico azul.
Os nomes das transversais foram simplificados nas placas luminosas. Assim, a avenida Margarida Maria Alves virou ``Margarida" e a rua Conselheiro Lafaiette, ``Lafaiette", por exemplo.
``São placas de orientação, ligadas ao conforto do motorista", diz o presidente da CET, Gilberto Lehfeld. Segundo ele, as placas são visíveis a um quarteirão (ou cerca de 300 m) de distância. ``Com letras de 20 cm de altura, o motorista terá mais tempo para decidir se faz uma conversão."
Com isso, espera Lehfeld, haverá uma redução do número de pequenas colisões traseiras e um aumento na velocidade média na Radial Leste, que recebe 130 mil veículos por dia e, à tarde, tem média de 3,8 km de congestionamento.
Lehfeld procura parceiros junto à iniciativa privada para implantar o sistema em outros pontos da cidade. ``O custo ficaria baixíssimo se rateado entre os comerciantes de determinada região", diz.
Nesta semana ele começa a fazer contatos com proprietários de lojas e empresas da região de Moema e Ibirapuera (zona sul).
A intenção é implantar as placas na avenida Ibirapuera e em suas paralelas. ``Ali há uma concentração enorme de transversais."

Texto Anterior: Hospital está sob suspeita de superfaturamento
Próximo Texto: Teste foi na zona oeste
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.