São Paulo, segunda-feira, 2 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Particulares de SP mudam para enfrentar o Mercosul

DA REPORTAGEM LOCAL

Cada vez mais presente na vida das pessoas, seja em produtos ou serviços, o Mercosul (Mercado Comum do Sul) chega à faculdade.
O acordo comercial entre Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai estimula mudanças em provas de vestibular, alteração de currículos e até a criação de novos cursos.
As três instituições particulares que abrem as inscrições esta semana -PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), Faap (Fundação Armando Álvares Penteado) e FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas) -oferecem novidades ligadas ao assunto.
A PUC criou a habilitação em espanhol para seu curso de letras. A FMU ampliou as opções de língua estrangeira em seu vestibular: além do inglês, o candidato pode optar por francês ou espanhol.
Já a Faap, primeira faculdade de São Paulo a adotar o espanhol no exame, adaptou o currículo do curso de economia e passa a oferecer a habilitação em economia mundial, ao lado da também recém-criada economia de empresas.
O curso de relações internacionais da PUC, criado neste ano, é outro exemplo da preocupação em preparar para o novo mercado.
Único do gênero no Estado, teve concorrência de 10,5 candidatos/vaga (manhã), atrás apenas de medicina, direito e jornalismo.
Daniela Kawakami, 18, faz jornalismo na USP (Universidade de São Paulo) e relações internacionais na PUC. Diz que está gostando mais do último.
``O curso é voltado para o mercado mundial. Mas o fato de os alunos, para concluir o curso, terem de prestar um exame de espanhol, além do de inglês, mostra a importância do Mercosul."

Texto Anterior: Qualidade do curso depende da instituição; Livro traz resumos de obras da PUC-SP; PUC e Federal Rural iniciam suas inscrições; DCE/Unicamp abre cadastramento para 96
Próximo Texto: Francisco Magalhães Piai, 18 São Paulo, SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.