São Paulo, terça-feira, 3 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HIV pode levar a droga para câncer

Gene do vírus da Aids detém multiplicação celular

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Uma descoberta recente sobre o vírus da Aids pode levar a novos tratamentos para o câncer, segundo pesquisadores americanos.
Pesquisadores da Universidade da Califórnia em Los Angeles (EUA) afirmam ter descoberto como o vírus da Aids (HIV) bloqueia células de defesa do organismo.
Em artigo na revista especializada "Journal of Virology", os cientistas relatam como um gene do HIV parece impedir a reprodução de células de defesa conhecidas como CD4, um dos principais alvos do vírus no corpo humano.
"Na terapia da Aids, queremos que as células possam se multiplicar; na terapia do câncer, temos células tumorais que se dividem descontroladamente, cuja multiplicação queremos deter", afirmou Irvin Chen, diretor do Instituto de Aids e professor de Microbiologia e Imunologia na universidade.
A equipe do pesquisador descobriu que um dos nove genes do HIV, chamado VPR, é capaz de deter o terceiro estágio -de um ciclo de quatro- da reprodução da célula de defesa CD4.
"Se pudermos descobrir como o gene VPR paralisa a multiplicação celular, criaremos uma droga que imite esse efeito", disse Chen.
Essa droga poderia ser usada para impedir a multiplicação das células cancerosas. "No câncer queremos deter a multiplicação da célula, o contrário do que queremos em relação à Aids."
Há dez anos cientistas tentam descobrir como o HIV impede a reprodução das células de defesa do organismo, deixando-o vulnerável a infecções. "Agora sabemos o que impede as células CD4 de se multiplicar", disse Jeremy Jowell, da equipe de pesquisadores.
Em células infectadas pelo HIV, o gene VPR (ou a proteína que ele gera) impede a célula de se reproduzir. Mas o HIV continua a se multiplicar, prejudicando o sistema imunológico. Cientistas também querem desenvolver drogas contra o VPR, para possibilitar a reprodução das células de defesa.

Texto Anterior: Resultado magoa deputado
Próximo Texto: EUA aprovam tubo de metal contra cirrose
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.