São Paulo, terça-feira, 3 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NEC assume a responsabilidade por panes em SP

ELVIRA LOBATO
DA REPORTAGEM LOCAL

A NEC do Brasil (associação das Organizações Globo com a NEC Corporation, do Japão) admitiu que as panes nos interurbanos e telefonemas internacionais ocorridas em São Paulo foram provocadas por falhas no programa de comando das centrais telefônicas, por ela fabricadas.
Gilberto Garbi, presidente da empresa, afirmou à Folha que a Embratel estava certa ao afirmar que as panes eram causadas por problemas no software (programa de comando) das máquinas.
As quatro maiores centrais telefônicas da Embratel responsáveis por chamadas interurbanas e internacionais no Estado de São Paulo, instaladas na capital, foram fornecidas pela NEC de 89 a 94.
A central mais afetada (a da rua dos Ingleses, na região central da cidade) é uma das maiores do mundo, com 43,2 mil troncos, e custou cerca de US$ 20 milhões. Ela pertence à última geração de centrais da NEC, chamada Neax.
A última pane dessa central, ocorrida na quinta-feira da semana passada, foi acompanhada por engenheiros japoneses enviados ao Brasil pela NEC Corporation.
A central parou de funcionar às 10h. Às 12h, poderia ter sido religada, mas ficou mais meia hora fora do ar para que os engenheiros pudessem estudar o problema.
Segundo Garbi, na madrugada de quinta para sexta, os engenheiros modificaram o software da máquina, baseados nos dados coletados durante a pane.
A expectativa da NEC é que os problemas tenham sido eliminados. O teste final ocorrerá hoje (terça) e quinta, dias em que ocorre um maior número de chamadas.
Segundo Garbi, a NEC vai trocar o software de todas as centrais fornecidas à Embratel. Há equipamentos na Bahia e no Rio.

Texto Anterior: Evento reúne meninos de rua em Brasília
Próximo Texto: Ação questiona Telebrasília
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.