São Paulo, terça-feira, 3 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Belém espera 1,8 milhão no Círio

ESTANISLAU MARIA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELÉM

A organização do Círio de Nazaré, em Belém (PA), espera cerca de 1,8 milhão de romeiros para a procissão da maior festa religiosa da região Norte.
As cerimônias em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré começam no sábado em Belém e vão até o dia 23.
O maior evento é a procissão que leva a imagem de Nossa Senhora de Nazaré desde a catedral da Sé (próxima ao mercado Ver-o-Peso, na baía de Guajará) até a basílica de Nazaré (centro).
Na madrugada de domingo, a multidão se concentra próximo à catedral e, às 7h, depois da missa das 6h, acompanha a caminhada de cerca de três quilômetros.
Muitos vão pedir um milagre à santa ou pagar promessas. Outros acompanham rezando. Alguns seguem descalços, de joelhos, carregando velas ou réplicas em cera de partes do corpo.
São cerca de quatro horas de procissão. A imagem segue em uma berlinda, rodeada por uma corda de 350 m de comprimento, 10 cm de espessura e 580 kg.
Como o comprimento da corda só permite que 4.000 pessoas a segurem simultaneamente, os fiéis se revezam. ``As pessoas fazem qualquer sacrifício para poder puxar a corda. Nem que seja só por um minuto", diz José Luiz Moura, um dos organizadores.
À frente da corda, vão seis carros alegóricos e bandas de música. Os romeiros se espalham pelas ruas do trajeto ou seguem atrás da berlinda.
Segundo o comandante da Polícia Militar, coronel Reinaldo Chaves, mais de mil policiais acompanharão o Círio. Pelo caminho, haverá postos médicos.
A Capitania dos Portos já começou operação de fiscalização nos barcos que chegam a Belém.
No sábado, a romaria rodoviária de Ananindeua a Icoaraci (ambas na Grande Belém) abre as cerimônias religiosas. Após a missa, às 8h30, no trapiche de Icoaraci, começa a romaria fluvial até Belém.

Texto Anterior: Julgamento de Noal é adiado
Próximo Texto: Todos os vôos estão lotados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.