São Paulo, terça-feira, 3 de outubro de 1995
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Dirigente da F-1 defende punição dura para doping

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Os testes antidoping na F-1 devem ser realizados com mais frequência e as punições sobre os consumidores de substância proibidas devem ser mais duras.
Essa é a opinião de Bernie Ecclestone, vice-presidente da Federação Internacional de Automobilismo e presidente da Associação de Construtores da F-1.
Para Ecclestone, a categoria deve se adequar as normas do Comitê Olímpico Internacional, que prevêem suspensões temporárias e definitivas para os casos positivos.
``Se são sancionadas pessoas que correm a pé ou de bicicleta, que vão de 10 km/h a 50 km/h, com mais razão devemos fazer o testes com pessoas que correm a 300 km/h", disse.
As declarações de Ecclestone foram feitas após o conhecimento do temor do brasileiro Rubens Barrichello e do italiano Massimiliano Papis de terem substâncias proibidas presentes em suas amostras de urina, material orgânico usado para o exame.
Ambos declararam ter utilizado medicamentos antigripais com substâncias proibidas pelo COI.
O presidente da FIA, Max Mosley, preferiu acalmar os pilotos.
``Barrichello e Papis podem ficar tranquilos. Tenho certeza de que os resultados dos exames não vão apontar nada", disse Mosley.
O resultado dos testes deve sair dentro de dez dias.
Depois de inaugurar no começo da temporada 95 com um arsenal de aparelhos para impedir as ``malandragens" das equipes, agora o alvo da FIA são os pilotos.
Os dois testes seguidos, no GP de Portugal e no GP da Europa, foram o primeiro sinal.
O exame era prática usual na F-1, mas, de cinco anos para cá, estava suspenso.
``Vamos verificar se os pilotos estão utilizando alguma substância especial, não perseguir aqueles casos normais, como o de Barrichello e Papis", disse Sid Watkins, médico oficial da F-1.
Os três primeiros colocados nos treinos de sexta e mais três sorteados são submetidos a cada prova.
O teste deve se repetir na próxima corrida, o GP do Pacífico, no dia 22 de outubro.
As equipes vão aproveitar o período de 20 dias para fazer testes em seus carros.
A Ferrari experimenta a partir de hoje o motor V-10, versão 96.
É a primeira vez que o V-10 entra na pista e as especulações dizem que o motor não foi bem nos testes de laboratório.
Benetton e Williams testam em Imola, Itália, nesta semana.
Na equipe de Frank Williams, os pilotos Damon Hill e Jacques Villeneuve têm seu primeiro encontro em uma pista, amanhã.
O piloto canadense, campeão da Indy-95, será o companheiro de equipe de Hill no próximo ano.
Rubens Barrichello faz testes a partir de hoje com seu Jordan em Silverstone, Inglaterra.

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