São Paulo, quarta-feira, 4 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Plínio Corrêa de Oliveira morre aos 86

DA REPORTAGEM LOCAL

Morreu ontem em São Paulo o ex-deputado constituinte Plínio Corrêa de Oliveira, fundador da TFP (Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade), entidade católica ultraconservadora.
Oliveira tinha 86 anos e estava internado no Hospital Alemão Oswaldo Cruz desde 1º de setembro por causa de câncer no fígado. Ele morreu às 18h25.
O corpo está sendo velado na sede social da TFP, na rua Maranhão, 341, em Higienópolis (região central de São Paulo). O enterro será realizado amanhã às 15h30 no cemitério Consolação (região central).
Adeptos de Oliveira de vários Estados são esperados para o cortejo fúnebre, que sairá do Conselho Nacional da TFP.
Oliveira nasceu em São Paulo, filho de João Paulo Corrêa de Oliveira e Lucília Ribeiro dos Santos Corrêa de Oliveira.
Fez seus estudos secundários no Colégio São Luiz, também na capital paulista, e formou-se em direito pela Faculdade do Largo São Francisco, em 1930.
Em 1928 ingressou no movimento de jovens das Congregações Marianas. Em 1933, participou da organização da Liga Eleitoral Católica, pela qual foi eleito deputado constituinte.
Em 1935, tornou-se diretor do semanário católico ``Legionário", nele permanecendo até 1947. Em 1951, começou a escrever na revista ``Catolicismo".
Ao final de seu mandato, tornou-se professor catedrático de História da Civilização no Colégio Universitário da Universidade de São Paulo. Mais tarde, tornou-se catedrático da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Outra obra recente é ``Socialismo autogestionário em vista do comunismo: barreira ou cabeça de ponte?", de 1981, no qual critica o programa socialista do presidente francês François Mitterrand. Esse trabalho foi publicado em 45 diários de grande circulação.
Em 1993, lançou ``Nobreza e elites tradicionais análogas nas alocuções de Pio 12 ao Patriciado e à Nobreza Romana".

Texto Anterior: Darcy propõe emenda para conter o MST
Próximo Texto: Combate a comunismo é principal alvo da TFP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.