São Paulo, quinta-feira, 5 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Suspensão ameaça Romário e Edmundo

MÁRIO MAGALHÃES
DA SUCURSAL DO RIO

Os jogadores Romário, Edmundo (ambos do Flamengo) e Zandoná (Vélez Sarsfield) devem ser suspensos pela Confederação Sul-Americana de Futebol (CSF) devido à briga generalizada que envolveu anteontem atletas da equipe carioca e do clube argentino.
A pancadaria ocorreu no estádio Parque do Sabiá, em Uberlândia (MG). Aos 46min do segundo tempo, quando o Flamengo vencia por 3 a 0, o tumulto começou e a partida foi definitivamente interrompida.
A confusão foi deflagrada pela seguinte sequência: o lateral-direito argentino Zandoná deu uma cotovelada em Edmundo.
O atacante do Flamengo, ao constatar que sangrava, deu um tapa em Zandoná com a mão suja de sangue. O adversário devolveu com um tapa.
Edmundo virou de costas e saiu caminhando, quando Zandoná, vindo pelas costas, acertou-lhe um soco próximo ao olho esquerdo.
Quando Edmundo caiu no gramado, os atletas começaram a brigar. Romário deu uma ``voadora" (golpe com um pé, quando o corpo está no ar) em Zandoná.
Pelo menos três jogadores do Flamengo se machucaram: Romário (hematoma próximo a olho), Edmundo (dois cortes) e Cláudio (hematoma no rosto).
O zagueiro Cláudio foi agredido, involuntariamente, pelo atacante Aloísio, reserva do Flamengo. Aloísio tentou dar um soco num argentino, que se abaixou. Então, acertou o colega.
O árbitro do jogo, o uruguaio Ernesto Filippi, não expulsou ninguém. Na súmula, relatou a agressão de Zandoná a Edmundo e a de Romário a Zandoná. Escreveu que a confusão começou com Edmundo.
O delegado (representante oficial) da CSF no jogo, Figueredo Britez, escreverá em seu relatório que Edmundo deu um tapa em Zandoná.
A entidade também vai utilizar imagens de televisão, que mostram as agressões.
Edmundo, Romário e Zandoná serão -provavelmente- punidos pela CSF porque a partida foi válida pela Supercopa dos Campeões da Libertadores, competição organizada pela entidade.
A decisão sobre eventuais suspensões (de até cinco jogos) deve sair até segunda-feira. Na CSF não há julgamento -e direito de defesa. Suspensões são decididas em atos administrativos do Comitê Executivo.
Com os 3 a 0, o Flamengo se classificou para a segunda fase e o Vélez foi eliminado.
Na saída de campo, o técnico do Flamengo, Washington Rodrigues, gritava: ``Na porrada, não vão ganhar no Flamengo".
Romário afirmou: ``Briga em futebol é lamentável. Mas não coloco assim o jogo com o Vélez. O Flamengo mostrou que é homem dentro de campo".
Edmundo demorou cerca de duas horas até conseguir urinar para o exame antidoping. ``Eu tenho dificuldade. O importante é que mesmo na briga levamos vantagem. Pelo que os companheiros contaram, todo mundo falou que deu nos argentinos."

Texto Anterior: Notas
Próximo Texto: `Ele estava merecendo'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.