São Paulo, quinta-feira, 5 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Escritores fizeram guias para viajantes

JOSÉ GERALDO COUTO
DO ENVIADO ESPECIAL A PORTUGAL

Um meio interessante e diferente de conhecer Portugal é por intermédio dos guias feitos por seus escritores. Dois deles se destacam: ``Lisboa: o que o Turista Deve Ver" (Livros do Horizonte, Lisboa), de Fernando Pessoa, e ``Viagem a Portugal" (lançado no Brasil pela Companhia das Letras), de José Saramago.
O primeiro foi escrito em inglês por Pessoa por volta de 1925, mas só foi publicado em 1992. Destinado a turistas estrangeiros, é uma descrição sóbria e minuciosa de tudo o que existe de digno de nota na cidade, sobretudo seus museus e monumentos.
O livro de Saramago é uma viagem poética por todas as regiões de Portugal.
Há ainda ``Eça de Queirós - Palavra e Imagem" (Inapa, Lisboa), fotobiografia do romancista por Beatriz Berrini, da USP, e ``A Lisboa de Fernando Pessoa" (Ibis Editores, Lisboa), de Marina Tavares Dias, que mostra os lugares mais citados pelo poeta.

Texto Anterior: Casas de fado atraem jovens
Próximo Texto: Sintra foi refúgio de reis e celebridades
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.