São Paulo, sexta-feira, 6 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Taiwan proíbe entrada de Magic Johnson no país

Regulamento anti-Aids é o motivo alegado para o veto

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O Departamento de Saúde de Taiwan proibiu a entrada naquele país do ex-jogador da NBA Earvin Magic Johnson, portador do vírus da Aids.
A TV estatal de Taiwan informou ontem que a proibição foi feita com base em regulamento anti-Aids, vigente naquele país asiático.
Magic Johnson, 36, foi convidado pelo grupo Hung Fu para disputar jogos nos próximos dias 30 de outubro e 2 de novembro e para fazer palestras aos jovens de Taiwan sobre Aids.
``Se as autoridades permitissem a entrada de Johnson, teriam que deixar entrar outros estrangeiros que também tenham diagnóstico de Aids", informou a televisão TTV, citando o diretor do Departamento de Saúde, Chang Po-ya.
Taiwan promulgou uma lei anti-Aids em 1990, que permite a expulsão de estrangeiros portadores do vírus da Aids.
Chang declarou que o serviço de entradas e saídas poderia permitir o acesso de Magic Johnson ao país e que o Departamento de Saúde não poderia fazer nada.
``Será responsabilidade daquele serviço, caso seja permitida a entrada de Johnson", disse.
Ainda existe a possibilidade de reviravolta no caso. Chen Cheng-chung, patrocinador do evento, se dirigiu ao serviço de entradas e saídas, onde informaram que Johnson entraria em Taiwan.
Magic Johnson se tornou famoso como jogador do Los Angeles Lakers, time da NBA, a liga profissional de basquete da América do Norte.
No auge da carreira, no dia 7 de novembro de 1991, Johnson provocou comoção mundial ao anunciar publicamente que havia contraído o vírus da Aids e que estava encerrando sua carreira.
No ano seguinte, como integrante do ``Dream Team" (Time dos Sonhos), a primeira seleção dos EUA de jogadores profissionais, Johnson conquistou a medalha de ouro na Olimpíada.
Ainda em 92, tentou regressar à NBA, mas desistiu.
Formou o ``Magic All Stars", time com o qual passou a realizar jogos de exibição, angariando fundos para campanhas de apoio às vítimas da Aids.

Texto Anterior: McEnroe fará excursão pela América do Sul
Próximo Texto: Hill faz melhor tempo nos treinos em Imola; Reestréia de Maradona terá estádio lotado; Cesar Chávez quer mudar de naturalidade; Seles é convocada para a Federation Cup; Rio prepara piscinas do Mundial de Natação; Olimpíada no Rio tem a adesão de Havelange
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.