São Paulo, sexta-feira, 6 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"A Experiência" traz monstro sedutor

MARCEL PLASSE
ESPECIAL PARA A FOLHA

O roteirista e produtor de ``A Experiência", Dennis Feldman, acredita ter criado um monstro popular como ``Alien" e ``Drácula", que assombrará o cinema numa série de continuações.
Feldman falou à Folha em viagem promocional ao Rio.

Folha - Sil é um monstro B?
Dennis Feldman - Tenho orgulho disso. Os melhores monstros surgiram em filmes B: Drácula, Alien, Frankenstein. E agora espero ter contribuído com Sil.
Folha - Ao mostrar uma Sil deslumbrante, não há o risco de o público tomar o partido dela?
Feldman - Deve tomar. Uma das coisas que eu pretendia era abordar o modo como a raça humana reage a outras espécies.
Quando alguém como Sil nos trata do modo como tratamos outras animais, a reação é de repugnância. É bom entender que Sil não tem só aparência humana e que suas necessidades biológicas são naturais para um predador.
Folha - Foi intencional a escolha de atores pouco atraentes como antagonistas do monstro?
Feldman - Não, mas há uma inversão em cena. Dependendo do ponto de vista, eles se mostram assassinos mais frios do que Sil.
Folha - O que achou do lado monstruoso de Sil, desenhado pelo artista plástico H.R. Giger?
Feldman - Sou louco por Giger. Sua imaginação é única. Nota-se por sua casa, na Suíça, onde paredes, móveis e acessórios são pretos. Ele ficou obcecado por Sil. Fez centenas de desenhos, esculturas e quadros, que pretende reunir num livro dedicado a Sil.
Folha - O filme aborda aplicações da engenharia genética em seres humanos. Qual sua posição sobre esse tema polêmico?
Feldman - Acredito numa fatalidade se formos aperfeiçoar artificialmente o que foi determinado por bilhões de anos de evolução.
Folha - Há cenas que lembram ``O Enigma de Andrômeda" e ``Alien". São influências?
Feldman - Sou fã de ambos. Como esses filmes, o meu segue a tendência de investigações científicas e alienígenas predadores.
Mas ``A Experiência" tem ainda uma trama de filme de detetive, como em outros roteiros que escrevi -``O Rapto do Menino Dourado" e ``Voltar a Morrer"-, conduzido com a tensão de um thriller, com elementos sexuais. Além de cenas de puro terror.
Folha - Seus planos incluem o roteiro de ``A Experiência 2"?
Feldman - Os da MGM/UA incluem. O filme rendeu a mais alta bilheteria da história da empresa em um único fim de semana.
A Fox, que fez as duas séries, quis comprar os direitos de ``A Experiência", dizendo ser especialista nesse tipo de filme.
Mas eu me sinto esgotado pelo tema. Além do roteiro, fiz uma adaptação para HQ e uma para videogame e orientei a transformação do roteiro em livro. Quero me dedicar a outros filmes.
Folha - Ainda na linha da ficção científica?
Feldman - Meu próximo projeto vai ser ficção científica. A empresa de Steven Spielberg acaba de me encomendar o roteiro de um filme chamado ``Einstein Room".

Texto Anterior: Michel Piccoli se apresenta hoje em SP
Próximo Texto: Filme lembra horror de "Alien"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.