São Paulo, sexta-feira, 6 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mercenário se entrega a franceses em Comores

VINICIUS TORRES FREIRE
DE PARIS

Bob Denard se rendeu sem resistência aos soldados franceses que invadiram na quarta-feira a República Federal Islâmica de Comores para dar fim ao golpe de Estado por ele conduzido.
No último dia 28 de setembro, Denard, com 33 de seus homens e cerca de 500 soldados comorenses, havia deposto o presidente Said Mohamed Djohar.
Comores é um arquipélago no oceano Índico, junto à costa de Moçambique, sudeste da África.
O país foi território francês até 1975. O taxa de analfabetismo atinge 40%, a renda per capita é de US$ 500 e o principal produto de exportação é a baunilha.
Denard foi preso e enviado às Ilhas Reunião, território francês próximo às Ilhas Comores.
O mercenário já havia sido condenado em 1991 na França a cinco anos de prisão por uma tentativa de golpe em Benin em 1977.
O mercenário teria ligações com o serviço secreto francês, a quem os jornais franceses atribuem a encomenda do primeiro golpe de Denard nas Comores, em 1978.
A Presidência das Comores será exercida pelo primeiro-ministro, Mohamed El Iachrutu, que anistiou tanto os golpistas da semana passada como os que tentaram derrubar o governo em 1992. O mercenário aparentemente tentava colocar de novo os amigos no poder.
Denard anunciou a rendição em entrevistas coletivas. Disse a TVs e rádios francesas que ``fez o trabalho sujo de derrubar o regime corrupto de Djohar", fato que seria aproveitado pelos franceses.
Cinco soldados comorenses morreram na invasão francesa.

Texto Anterior: Furacão Opal mata 15 e causa US$ 1,8 bi de prejuízo nos EUA
Próximo Texto: França investiga o seu primeiro-ministro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.