São Paulo, sábado, 7 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SP tem 111,4 km de congestionamentos

DA REPORTAGEM LOCAL

A cidade de São Paulo registrou ontem um congestionamento de 111,4 km no período da manhã, cerca de 40 km a mais da média registrada às sextas-feiras.
Três fatores, com destaque para um homicídio ocorrido na ponte Eusébio Matoso (zona oeste), contribuíram para o fenômeno.
Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a sexta-feira costuma ser o dia da semana com trânsito mais lento. Nesse dia, a empresa registra em média 70 km de congestionamentos.
Segundo o diretor de Operações da CET, Nelson Maluf, contribuíram para o caos no trânsito: o crime na ponte Eusébio Matoso (leia texto abaixo), o fato de ontem ter sido dia 6, dia seguinte ao dia de pagamento, e a chuva que atingiu a cidade nas primeiras horas da manhã.
O homicídio fez interditar uma das faixas da ponte, no sentido centro-bairro, das 5h às 10h30. A interdição acarretou o congestionamento de 6,6 km entre a ponte, a avenida Rebouças e a rua da Consolação.
``Aí começou o efeito dominó", disse Maluf. O trânsito lento congestionou a ligação Leste-Oeste e a Radial Leste.
O problema na Rebouças afetou ainda as avenidas Paulista, 9 de julho e ruas Cardeal Arcoverde e Vergueiro.
O trânsito ruim no acesso ao Elevado congestionou as avenidas 23 de maio, Rubem Berta e atingiu a avenida dos Bandeirantes. Para fugir da Bandeirantes, motoristas optaram pela marginal Pinheiros, que também ficou com tráfego lento.
O congestionamento acima do normal ocorreu, segundo a CET, das 8h às 14h30, somando 6h30 de trânsito lento em São Paulo.
Outro fator que contribuiu para a lentidão foi a chuva. ``Com chuva, as pessoas que normalmente vão trabalhar de condução tiram o carro da garagem para não passar desconforto", disse Maluf.
O fato de ser o sexto dia do mês causou ainda mais transtornos. ``Nesses dias, o trânsito se complica porque há maior circulação de motoristas que saem para pagar suas contas", afirmou.

Texto Anterior: Imprensa latino-americana erra mais
Próximo Texto: Rapaz morre depois de briga
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.