São Paulo, sábado, 7 de outubro de 1995
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Teleférico para cargas poderá ligar São Bernardo do Campo e Cubatão

ANDRÉ LOZANO
DA REPORTAGEM LOCAL

Está tramitando na Assembléia Legislativa de São Paulo um projeto de lei que prevê a construção de um teleférico de cargas na serra do Mar, entre São Bernardo do Campo (Grande São Paulo) e Cubatão (Baixada Santista).
Segundo o deputado estadual Waldir Cartola (PTB), autor do projeto, o Sistema de Transporte por Teleférico da Serra do Mar teria extensão de dois quilômetros e poderia transportar, por hora, 16 contêineres com 20 toneladas.
Cartola disse que os principais objetivos do teleférico de cargas são diminuir o custo do transporte de carga, o gasto com combustível e preservar o meio ambiente.
Com a opção do teleférico de cargas, os caminhões deixariam de descer a serra, diminuindo a emissão de fumaça preta.
Segundo informações da Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A), circulam diariamente na serra cerca de 5.100 caminhões.
A diminuição na circulação na serra ainda teria como consequência uma melhoria do trânsito na Anchieta, principal rodovia usada pelos caminhões para fazer o trajeto entre a capital e o litoral.
Cartola afirmou que um sistema semelhante de transporte por teleférico existe em Milão (Itália). O projeto do teleférico brasileiro recebeu parecer favorável da Comissão de Justiça da Assembléia.
Os contêineres com as mercadorias que seriam exportadas desceriam a serra pelo teleférico e seriam transportados, em Cubatão, para vagões de trens, que os levariam até o porto de Santos.
``A linha de trem já existe (a Santos-Jundiaí). É só fazer um desvio para a base do teleférico", disse Cartola. A base ficaria atrás da refinaria Presidente Bernardes.
O topo do teleférico seria construído em São Bernardo do Campo, próximo à confluência da Estrada Velha com o Caminho do Mar, na região de Eldorado.
O projeto de construção do teleférico não prevê gastos para o Estado porque o sistema seria privatizado, por meio de concessão.
O secretário estadual dos Transportes, Plínio Assmann, disse que o projeto ``tem viabilidade", mas que o melhor sistema de transporte de cargas no local seria o integrado: rodovia-ferrovia.
(AL)

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