São Paulo, sábado, 7 de outubro de 1995
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Começa a temporada do prêt-à-porter

COSTANZA PASCOLATO
ESPECIAL PARA A FOLHA, EM LONDRES

Londres com sol, temporada de caça às tendências. Os britânicos, que já cunharam o mundo da moda de Planeta Fashion, vieram com outra: ``The Trendoids" -os loucos por uma tendência.

As cores: preto, branco, tweeds, mesclas de cinza e vermelho. Laranja e azul elétrico são as cores vivas. Nos tons pastel suaves (à la Miu Miu): um sopro de rosa, lilás e verde. Tudo certinho, muito ``chique conservador".

Melhor comprimento: logo acima do joelho. Melhor saia: evasê (em nylon ou feltro). Incontornáveis: paletós estilo mod com abotoamento duplo (aqui chamado ``peacoat") e gola. Um must. Indispensáveis: botas anos 60, bico quadrado tipo Gucci -as cópias da Russel & Bromley estão praticamente esgotadas. Imperdível: escarpin salto fino de 5 cm.

A alternativa ``trendóide" a todo este chic (ismo) é ``something wild": cabelo sabiamente desmanchado; pele de cobra e lagarto nas t-shirts de stretch e nas calças de cós baixo, ``peacoats" e jaquetas de plástico. O excesso é a chave.

Marcas campeãs do chamado ``glam-trash": Jean Paul Gaultier, Jean Colonna, Véronique Leroy, os locais Sign of the Times e Hysteric Glamour.

E, quem diria, Fiorucci voltou e faz sucesso com falsas peles, náilon e neoprene coloridérrimo (acid brights). O item de maior sucesso (e já esgotado) é o acessório sado-maso fofo: algemas forradas com pelúcia pink!

Madonna (diva ``flash-trash") está na cidade para filmar o musical ``Evita", de Alan Parker, em que canta e contracena com Jonathan Pryce e Antonio Banderas. Compareceu às gravações com tailleur ``conservative chic" (mais para Kookai do que para Versace) em tweed branco e preto, cabelos lisos, loiros, presos e repartidos. Discretíssima, deu trabalho aos fãs, em gincana para vê-la.

Brasileiro de sucesso aqui em Londres é o Inácio (Papaulo) Ribeiro, da grife Clements Ribeiro. Apareceu em editoriais da ``Vogue" e ``Harper's Bazaar" (americanas e inglesas) e da ``Elle" (inglesa). A dupla -a outra metade é Suzanne Clements- sempre foi ``conservative chic". Agora é que os outros chegaram lá. Suas roupas encontram-se em Londres nas lojas Liberty e Harrods. Em New York na Barneys. Na London Fashion Week mostrarão o Verão 96 patrocinados por Mark's & Spencer (o conglomerado).

Patrick Cox tem loja na Sloane Street 129 (tel. 0171 730-6504). O rei do mocassim wannabe (talvez o calçado mais copiado nas últimas estações em todo o mundo) lança, no novo endereço, uma coleção compacta de roupas para homens e mulheres de nome Wannabe mesmo. De estilo radicalmente mod, clean, bem cortada, a roupa não é caríssima. Ternos em casimira; calças retas em PVC com estampa cobra e crocodilo; blusões, jaquetas, saias e calças em nylon preto. Tudo combina com tudo. Todos entram na loja, olham a roupa e compram mais sapatos.

Por falar em sapatos, os descoladérrimos só usam o ``loafer" (mocassim) Gucci, sem meias (o tempo ajudando). De qualquer cor. Isto porque entram nas lojas alucinados e compram o que tiver. Às vezes até de número errado. Andam lindos e mancando. A fila de espera é enorme.

A silhueta estreita para os homens é moda. Pee-Wee Hermann é influência -como foi para o mocassim branco de Patrick Cox. Ultra-estilizado, comprido, cabelo arrumadinho, comportadinho ``ma non troppo". É tema da campanha de Steven Meisel para a moda masculina de Dolce & Gabbana -meio trendóide- chato.

Ex-trendóides e chatérrimos, Hugh Grant e Elizabeth Hurley almoçavam no Joe's Café a convite de Joseph Etteguy, dono das lojas Joseph. Por baixo da mesa, sandálias finas, de tiras, revelaram os horríveis pés da divina Hurley. Talvez tenha sido este o problema.

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