São Paulo, sábado, 7 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Líder da Otan pode ser acusado

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O procurador-geral da Corte de Cassação da Bélgica solicitou que o secretário-geral da Otan (a aliança militar ocidental), Willy Claes, seja acusado por corrupção.
Jacques Velu fez o pedido à Comissão de Procedimentos da Câmara dos Deputados belga.
Velu pede que outro ex-ministro belga, Guy Goeme, também seja acusado. Os dois são suspeitos de autoria, co-autoria e cumplicidade em corrupção e falsificação.
A acusação depende de votação da Câmara dos Deputados. Ainda não foi marcada a data em que será votada a acusação.
Em 1988, Willy Claes era ministro de Assuntos Econômicos da Bélgica e autorizou a compra de 46 helicópteros da empresa italiana Agusta para o Exército do país. Goeme era o ministro da Defesa.
Uma investigação mostrou que o Partido Socialista Flamenco (de Claes) recebeu comissões pelo contrato, que tinha valor total de US$ 225 milhões.
O ex-tesoureiro do partido Etienne Mangé disse ter recebido US$ 1,6 milhão com o acordo.
Claes compareceu à Justiça três vezes em fevereiro deste ano por causa do caso Agusta. O secretário-geral da Otan disse que ficou sabendo que a empresa havia oferecido o dinheiro ao partido, mas que não o havia aceitado.

Texto Anterior: Adiadas as negociações de paz sobre a Bósnia
Próximo Texto: Bomba fere general russo na Tchetchênia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.