São Paulo, domingo, 8 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cultura baiana chega com segundo fascículo

O romancista Jorge Amado escreve sobre Salvador

DA REPORTAGEM LOCAL

A Folha publica hoje o segundo fascículo da coleção ``Roteiros Turísticos Fiat/Folha - Brasil", um manual de viagem auto-encadernável que traz uma seleção de mais de 300 localidades turísticas.
Hoje o leitor recebe as páginas de 9 a 24, com textos sobre a cultura e as principais atrações do Estado da Bahia.
O romancista baiano Jorge Amado apresenta, em um texto escrito especialmente para os roteiros, o que há de mais encantador na cidade de Salvador e outras localidades que fazem parte de sua vida e de seu trabalho: ``Em Ilhéus e Itabuna aprendi o cacau: a conquista da terra, as grandes lutas, o nascimento das cidades, os coronéis, os jagunços, os alugados. Na cidade da Bahia aprendi tudo o mais que sei".
Mas o escritor não é a única personalidade que aparece nesse segundo fascículo. O cantor e compositor Gilberto Gil dá seu testemunho sobre a praia do Porto da Barra e outros lugares que inspiraram várias canções.
Outro depoimento é dado pelo artista plástico argentino Carybé, que vive na Bahia desde 1938. Para ele a cidade de Salvador é ``mar, luz, capoeira, candomblé".
Além de um pouco da história e do folclore baianos, o fascículo de hoje mostra algumas curiosidades sobre o Estado, como os charutos de Cruz das Almas ou de São Gonçalo, cuja qualidade do fumo é comparada à do cubano.
Sobre as formas de passeio que o leitor pode encontrar na cidade de Salvador, o roteiro baiano mostra até o ``Jegue-tour", uma das mais curiosas atrações da capital.
Um passeio que começa com a travessia de veleiro a partir da praia de Inema para a ilha de Maré, para depois percorrer toda a ilha montado em um jegue.

Texto Anterior: `Vi cabeças espetadas no pau'
Próximo Texto: 3º fascículo traz Maceió e Aracaju
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.