São Paulo, domingo, 8 de outubro de 1995
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Empresas pagam 93% da luta pelo Planalto

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A participação das empresas no financiamento da campanha presidencial representou 93,21% dos recursos arrecadados pelos candidatos Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Orestes Quércia (PMDB), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Leonel Brizola (PDT), Esperidião Amim (PPR) e Enéas Carneiro (Prona).
A iniciativa privada investiu R$ 45,744 milhões nas campanhas dos candidatos à Presidência. De acordo com as prestações de contas enviadas ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), R$ 49,076 milhões foram doados aos seis presidenciáveis.
A candidatura tucana foi a preferida dos empresários, que investiram mais de R$ 32,2 milhões. FHC arrecadou cerca de R$ 33,6 milhões, dos quais apenas 2,97% dos recursos -pouco mais R$ 1 milhão-, foram contribuições de pessoas físicas.
Cerca de 32% dos recursos arrecadados pelo PSDB vieram de empreiteiras e instituições financeiras. Pelo menos 36 bancos investiram na candidatura de FHC, cabendo ao Bradesco a maior contribuição: R$ 2,26 milhões.
O candidato tucano também conseguiu o apoio financeiro de 11 empreiteiras, que contribuíram com R$ 4,89 milhões. A maior doação partiu da Andrade Gutierrez, que doou R$ 965 milhões para a campanha tucana. A empreiteira foi quem mais investiu individualmente na eleição: R$ 3,5 milhões no PSDB, PMDB e PDT.
O maior beneficiário com os donativos da Andrade Gutierrez foi Orestes Quércia, que recebeu R$ 2,38 milhões -24,6% do total de arrecadações feitas pelo PMDB para a campanha presidencial. Brizola levou R$ 180 mil.
Proporcionalmente, no entanto, o ex-governador do Rio foi quem mais se beneficiou com as doações de empreiteiras. Cerca de 60% das contribuições para a campanha do PDT -R$ R$ 3 milhões- foram feitas pela Mendes Júnior, Grupo Odebrecht, Andrade Gutierrez e Camargo Corrêa.
Lula foi quem mais conseguiu arrecadar dinheiro de pessoas físicas. Cerca de R$ 1,6 milhão da campanha avaliada em R$ 4,2 milhões saiu da militância petista.

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