São Paulo, segunda-feira, 9 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Arquivos estão deteriorados

DA AGÊNCIA FOLHA, EM QUEBRANGULO (AL)

Erramos: 10/10/95
Os arquivos da paróquia de Quebrangulo (AL) mostram que a Igreja Católica não está cuidando de seus registros de batismo, crisma e casamento.
Quebrangulo é a recordista alagoana de certidões de batismo falsas. O seu livro de registros de 1930, por exemplo, está guardado dentro de uma velha mala.
Parte de suas folhas já se desfizeram com o tempo. Essa situação facilita a ocorrência de fraudes, mais difíceis de serem comprovadas se o livro é destruído por completo, sem vestígios.
O bispo de Palmeira dos Índios (AL), d. Fernando Iório, disse que os arquivos da igreja só sairão da atual situação depois que houver a informatização dos cartórios paroquiais.
Esse processo pode demorar vários anos, apesar de a matriz da diocese estar instalando seu primeiro computador atualmente.
A cidade, com cerca de 15 mil habitantes, comemorou na última quarta-feira 123 anos.
O nome mais conhecido da cidade é o do escritor Graciliano Ramos, que lá nasceu em 27 de outubro de 1892 e que tem seu registro de batismo no mesmo ano.
Ele chegou a ser prefeito e seus relatórios administrativos foram considerados, anos depois, como peças de alto valor literário.

Texto Anterior: Jonas ficou sem aposentadoria
Próximo Texto: Para jornalista, tela substituirá o papel
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.