São Paulo, segunda-feira, 9 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novo túnel passa hoje pelo primeiro teste

LUIS HENRIQUE AMARAL
DA REPORTAGEM LOCAL

O túnel Ayrton Senna, inaugurado no sábado, passa hoje pelo seu primeiro teste. Ele só funcionará no sentido centro-bairro, ligando a avenida 23 de Maio, na altura do parque Ibirapuera, à rua Antonio Joaquim de Moura Andrade, no Itaim Bibi (zona sul).
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) avalia que a inauguração do túnel vai diminuir em 40% o número de veículos ao redor do parque Ibirapuera.
Hoje, deve haver congestionamento na 23 de Maio, uma vez que deve ser grande o afluxo de carros atraídos pelo novo túnel.
Além disso, a prefeitura transferiu para o túnel a linha de ônibus 736A, que liga Higienópolis à Cidade Universitária.
A opção por essa linha foi feita porque os ônibus são movidos a gás e não vão poluir o ar do local.
Também mudaram os horários de reversão do túnel Jânio Quadros, sob o rio Pinheiros, desde sábado.
No sentido bairro-centro, ele fecha às 10h, duas horas e meia antes do horário normal. No sentido centro-bairro, abre às 10h30.
Modificações
Os motoristas que vierem da região da rua Abílio Soares para entrar na 23 de Maio vão usar uma rampa de acesso que passa sobre a boca do túnel, evitando assim cruzar com os que vão pegar o túnel.
A inauguração do túnel deve modificar o trânsito na região do parque Ibirapuera, no Itaim Bibi, e, principalmente, na avenida Juscelino Kubitschek, que receberá maior volume de veículos.
Algumas ruas que eram de mão dupla passam a ter mão única (leia quadro abaixo).
O túnel Ayrton Senna permite que os carros vindos da avenida 23 de Maio, com destino ao Ibirapuera, Itaim Bibi, Morumbi, Vila Olímpia e a região sudoeste, evitem vias movimentadas como as avenidas Pedro Alvares Cabral, República do Líbano e praça Armando Salles de Oliveira.
Cuidado
Segundo o diretor de Operações da CET, Nelson Maluf El-Hage, a inauguração do túnel deve ainda desafogar as avenidas Rebouças, Brigadeiro Luiz Antônio e Nove de Julho. ``O túnel vai atrair muitos carros", diz ele.
Ainda segundo El-Hage, a avenida 23 de Maio não ficará saturada. ``O tráfego se equilibra."
A CET recomenda aos motoristas que tomem cuidado com a nova disposição das saídas da 23 de Maio após o viaduto Tutóia.
A via mais à direita se destina aos motoristas que vão para as avenidas Pedro Álvaro Cabral, Brasil, República do Líbano, São Gabriel, Santo Amaro e Brigadeiro Luiz Antônio.
A outra via é a da entrada do túnel Ayrton Senna.(LHA)

Texto Anterior: Um morre e 9 ficam feridos após bailes funk
Próximo Texto: Shoppings lotam, mas venda decepciona
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.