São Paulo, segunda-feira, 9 de outubro de 1995
Texto Anterior | Índice

Iraque protesta contra invasão de território por tropas da Turquia

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O governo iraquiano protestou ontem contra a invasão de seu território pela Turquia. Soldados turcos teriam invadido o país para atacar rebeldes curdos.
Um porta-voz ministro das Relações Exteriores do Iraque disse que tropas turcas seguidas por helicópteros entraram quatro quilômetros em direção ao norte do país numa campanha contra guerrilheiros separatistas curdos do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), ferindo curdos iraquianos.
``O governo do Iraque recusa categoricamente os pretextos turcos para justificar essa operação militar dentro do território iraquiano e considera o ato uma violação das leis internacionais, da carta das Nações Unidas e dos princípios de boa vizinhança", disse o porta-voz do ministério.
A Turquia mandou tropas duas vezes este ano ao norte do Iraque para combater rebeldes do PKK que usam a área como plataforma para ataques. Os rebeldes curdos lutam há 11 anos pela autonomia ou independência do sudeste da Turquia, habitado por curdos.
``O Iraque tem explicado frequentemente à Turquia que a cooperação direta e o diálogo com o governo central no Iraque são as únicas garantias para fazer frente à situação anormal no norte do Iraque", disse o porta-voz.
O porta-voz se referia à presença, no território turco, das Forças Aéreas norte-americana, francesa e britânica para observar a zona de exclusão, aérea que foi firmada em 1991 no norte do Iraque para proteger a população curda de ataques do governo iraquiano.

Texto Anterior: Simpson é intimado a depor em processo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.