São Paulo, terça-feira, 10 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

47 pessoas se perdem em serra de SP

DA REPORTAGEM LOCAL

Os bombeiros resgataram ontem o grupo de 47 excursionistas de Brasília que se perdeu no domingo na serra do Mar, em São Bernardo do Campo (Grande São Paulo).
O resgate aconteceu em duas etapas. Uma parte do grupo, com 22 pessoas, foi encontrada às 21h de anteontem, mas só conseguiu sair da serra pela manhã. Quatro mulheres tiveram ferimentos leves.
Os outros 25 excursionistas, que haviam se separado do primeiro grupo, ficaram perdidos até a noite de ontem. Até as 19h, não havia informações sobre feridos.
O grupo, formado por evangélicos da igreja Adventista do 7º Dia, saiu de Brasília às 21h de sábado para conhecer a Mata Atlântica.
A maioria levava lanternas, sacos de dormir e lanches. Eles não estavam acompanhados por guias de turismo. Os organizadores, Valdir Gonçalves e Álvaro Leme, estavam com telefones celulares.
O grupo partiu de uma trilha que sai do Pouso de Paranapiacaba, a casa onde morou a marquesa de Santos, no Caminho do Mar (rodovia fechada ao tráfego).
O acesso à trilha, que tem nove quilômetros até Cubatão e passa por sete cachoeiras, é proibido. Uma placa na entrada da trilha adverte para ``perigo de vida".
Segundo Gonçalves, o grupo se dividiu quando começou a escurecer. Eles estavam próximos a uma descida íngreme, onde a locomoção só poderia ser feita com cordas. ``O pessoal tentou achar um local mais fácil", disse.
O grupo de Gonçalves continuou a descida da serra e, às 18h30 de domingo, avistou a usina Henry Borden, em Cubatão (Baixada Santista). Dois homens conseguiram chegar até a usina e chamaram os bombeiros para ajudar no resgate dos demais.
Durante a descida, a agente de educação Valdecília Marques, 22, caiu de um barranco de cerca de 10 m e teve luxação nos quadris.
Outras três mulheres foram atingidas nas costas e na cabeça por pedras. Valdecília foi imobilizada e resgatada de maca.

Texto Anterior: Corrêa responde às acusações de padre; O NÚMERO; Polícia encerra busca a assaltantes no CE; Gangue é acusada de agredir guardas em SP; SUPERSENA
Próximo Texto: Excursionistas são de Brasília
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.