São Paulo, quarta-feira, 11 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Zemeckis revisita a boa aventura

EDUARDO SIMANTOB
DA REDAÇÃO

Uma aventura ao estilo dos velhos filmes de Humphrey Bogart e Michael Curtiz -ou seja, entretenimento sem imbecilidades. É assim que poderíamos categorizar ``Tudo por uma Esmeralda", filme que o Telecine exibe hoje.
Temos uma escritora (Kathleen Turner, ainda vendendo a imagem ``fatal" adquirida em ``Corpos Ardentes"), figura genuinamente sedentária, que é obrigada a ir à distante Colômbia em busca da irmã sequestrada.
Claro que precisará de um bom guia (o ``selvagem" Michael Douglas) para enfrentar todos aqueles perigos que o ``exótico" cenário oferece.
O diretor Zemeckis, cria de Spielberg, dava então mostra de seu talento, caracterizado pela capacidade de contar uma boa história sem abusar da gama de efeitos especiais à sua disposição.
A comparação com ``Indiana Jones" é inevitável, mas o enredo vai buscar em filmes como ``As Minas do Rei Salomão" (1950) elementos básicos para uma boa aventura: terras longínquas, mapa do tesouro, bandidos desalmados (não necessariamente estúpidos) e um herói expatriado da civilização.

Texto Anterior: Leone é o gênio do gênero
Próximo Texto: Meneses prova atualidade de Villa-Lobos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.