São Paulo, quinta-feira, 12 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Imprensa privilegia erros, diz porta-voz

Sergio Amaral critica manchetes

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O secretário de Comunicação Social e porta-voz da Presidência, Sergio da Silva Amaral, 51, afirma que a imprensa brasileira e a norte-americana são por vezes ``excessivamente críticas" com os governos.
Diplomata de carreira, o embaixador Sergio Amaral falará no 2º Fórum Folha de Jornalismo e Mídia, no dia 19, sobre ``Imprensa e governo". Leia os principais trechos da entrevista:

Folha - Como o senhor avalia a relação entre o governo e a imprensa?
Sergio Amaral - A imprensa amplifica deficiências do governo e não dá crédito pelos seus êxitos. Essa frase não é minha. Ela é do presidente Bill Clinton (dos EUA).
Parece que há um sentimento generalizado de que a imprensa não é justa com os governos. Precisamos ver se isso é verdade. Podemos ter alguns casos em que, se o governo tem 50% de erro e 50% de acerto, o que tende a aparecer são os 50% de erro. Pelo menos é isso que acontece na manchete.
Folha - O governo FHC faz essa avaliação?
Amaral - Eu não gostaria de falar sobre o que o governo acha. Durante o período de regime autoritário, o controle da imprensa era feito pelo Estado. Hoje, é feito pelos leitores.
Folha - Por que a imprensa seria ``injusta" com os governos?
Amaral - Em primeiro lugar, há uma certa desconfiança da sociedade em relação ao Estado. O cidadão não acredita no Estado, porque viu governos envolvidos em questões de corrupção e viu em várias partes do mundo operações ocultadas. A imprensa pode estar compartilhando essa atitude.
O segundo ponto é exclusivamente brasileiro: tivemos 20 anos de regime autoritário, quando a imprensa e o governo eram vistos quase como regimes antagônicos.
Folha - Os governos esperam que a imprensa lhes seja subserviente?
Amaral - Não. O problema é que por vezes o governo não gosta de se ver tal como a imprensa o trata. Na democracia, a subserviência da imprensa é um mal.

Os convidados internacionais do 2º Fórum Folha viajam por cortesia da Vasp

Texto Anterior: Brizola ataca conversações PT-governo
Próximo Texto: Hillary viaja hoje à América Latina
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.