São Paulo, quinta-feira, 12 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Arcebispo lamenta emissão

ARI CIPOLA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM MACEIÓ

O arcebispo de Maceió, d. Edvaldo Amaral, afirmou anteontem ser ``lamentável" o fato de padres e sacristãos de Alagoas, Paraíba e Pernambuco terem emitido certidões de batismo falsas.
Padres e sacristãos dos três Estados estão sendo acusados de estelionato pelo INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) em 1.362 processos remetidos à PF.
Eles podem ser condenados à prisão por um período de um a cinco anos. Com as certidões de batismo falsas, que geralmente atestam que as pessoas têm uma idade superior à real, trabalhadores rurais se aposentaram ilegalmente.
A fraude, apurada em auditoria do INSS, gerou o cancelamento do pagamento de todos as 1.362 aposentadorias.
Com uma certidão de batismo falsa é possível, mediante autorização judicial, tirar uma certidão de nascimento, documento suficiente para conseguir uma aposentadoria por idade.
``É lamentável que isso tenha ocorrido. A orientação da Igreja é que se tenha rigor na emissão das certidões de batismo", afirmou d. Edvaldo Amaral, que coordena as áreas da Igreja em Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Texto Anterior: Procurador adia denúncia contra Arrieta
Próximo Texto: Governo não consegue barrar dissidência
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.