São Paulo, sexta-feira, 13 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alemão não crê em jornal independente

Para editor, independência não existe

DA REPORTAGEM LOCAL

Reiner Oschmann, editor-chefe do jornal alemão ``Neues Deutsch- land", acredita que jornalismo totalmente independente é impossível em uma sociedade comunista. E também, no capitalismo, onde as ordens de um chefe de partido são substituídas pelas ordens do grande capital.
Oschmann participa do 2º Fórum Folha de Jornalismo e Mídia, com o tema ``A Imprensa numa Sociedade Pós-Comunista". O ``Neues Deutschland" era órgão do Partido Comunista da ex-Alemanha Oriental. Agora está inserido no mercado, com tiragem de 80 mil exemplares.

Folha - Havia jornalismo independente no comunismo?
Oschmann - Minha experiência com o chamado socialismo real na antiga Alemanha Oriental e agora com o capitalismo fortaleceram minha opinião de que em nenhum dos dois sistemas há jornalismo absolutamente independente, embora as margens de liberdade sejam agora maiores.
No comunismo, o jornalismo era entendido antes de mais nada como auxiliar do partido comunista, no interesse ``do fortalecimento do socialismo", ou o que quer que se entenda por isso.
Hoje eu vejo que vários importantes órgãos de imprensa fazem frequentemente propaganda das grandes glórias do pensamento burguês hegemônico.
Não é raro um órgão que tenha um grande e lamentável interesse em banalizar e fazer análises superficiais sobre os cada vez mais graves problemas sociais.
Folha - Quais as mudanças do jornalismo na ex-Alemanha Oriental?
Oschmann - A mudança de regime foi para muitos jornalistas, inicialmente, autolibertação e alívio. Para outros, foi a hora da verdade de sua capacitação. Vários ficaram desempregados.
Cada vez mais colegas da antiga Alemanha Oriental, empregados em órgão alemães-ocidentais, reclamam contra restrições à liberdade de imprensa. Estão percebendo que ordens do chefe de partido foram substituídas por ordens do grande capital.

Os convidados internacionais do 2º Fórum Folha viajam por cortesia da Vasp

Texto Anterior: Advogado de Arrieta admite intermediação
Próximo Texto: MST descumpre acordo e mantém invasão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.