São Paulo, sexta-feira, 13 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chutes e insultos

NELSON DE SÁ
DA REPORTAGEM LOCAL

- Defendam a fé católica.
Cuidadosa e sussurrada em meio aos mais extensos argumentos à razão, ainda assim a reação de d. Aloysio Lorscheider, o cardeal de Aparecida, ontem durante a missa na basílica, foi um assombro.
A missa foi transmitida ao vivo pela Rede Vida, a esforçada mas restrita emissora católica, e outras televisões. O sermão também ganhou registro nos telejornais.
Foi uma reação ao ato, à manifestação dos evangélicos diante da basílica de Aparecida, pouco antes.
A manifestação até que foi contida, certamente temorosa, se comparada ao que a mesma Igreja Universal levou ao ar ontem de manhã, na Record.
Um pastor, um suposto ``bispo", surgiu com ataques verbais violentos à Igreja Católica e chegou a chutar e esmurrar uma imagem de Nossa Senhora Aparecida.
Onze chutes e três murros, enquanto dizia:
- Ó, ó, ó. Isto aqui não funciona. Isto aqui não é santo coisa nenhuma.
Mais à frente, recorreu a expressões como ``um boneco desgraçado" e a ironias como ``vem pra cá, meu santo", enquanto puxava a imagem.
Foi um ``insulto", para usar outra expressão de d. Aloysio. Mas foi um insulto consciente. Tão consciente que o pastor de Edir Macedo encerrou, com aberta ironia, ``não fique com raiva de mim".
A cena foi armada precisamente para criar ``raiva", para provocar reação. O objetivo foi a radicalização.
D. Aloysio reagiu. Antes, alguns meses atrás, a Arquidiocese do Rio e a Globo haviam também reagido. A radicalização, na verdade, só faz aumentar e envolver a todos.
Nesta direção, ontem na televisão não havia emissora, com exceção da Record, que não abraçasse em brados a ``fé católica", na imagem de Nossa Senhora Aparecida, ``a padroeira do Brasil".
Foram frases como:
- O Brasil reza para Nossa Senhora Aparecida.
- O Brasil inteiro reza a Nossa Senhora Aparecida.
- Fiéis dão graças à santa milagrosa.
Os fiéis entrevistados, alguns de joelhos, relatavam os milagres, falavam emocionados de sua fé católica.
A reação deles, dois fiéis, ainda não foi ouvida.

Texto Anterior: Lavradores encerram caminhada no Pará
Próximo Texto: TRE mineiro realiza eleição informatizada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.