São Paulo, sexta-feira, 13 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Evangélicos atacam culto a Nossa Senhora

DA FOLHA VALE; DA REPORTAGEM LOCAL

Bispo chuta imagem de santa na TV; grupo protesta na basílica de Aparecida; d. Aloísio convoca fiéis a defender fé
A Igreja Universal do Reino de Deus aproveitou o dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, para criticar o culto que a Igreja Católica faz a imagens de santos.
O bispo Sérgio Von Helder, da Igreja Universal do Reino de Deus, chutou e deu socos em uma imagem de Nossa Senhora durante os programas ``Despertar da Fé" e ``Palavra de Vida", transmitidos pela TV Record.
Um grupo de evangélicos realizou ontem de ato de protesto ao lado da basílica de Aparecida (170 km a nordeste de São Paulo) contra o culto à imagem de Nossa Senhora.
O arcebispo de Aparecida, dom Aloísio Lorscheider, convocou os fiéis a ``defender a fé católica" durante missa solene realizada a partir das 10h em comemoração ao dia de Nossa Senhora Aparecida.
Durante a manifestação, que durou das 8h às 9h, o grupo evangélico usou uma imagem de gesso de Nossa Senhora para encenar milagres que simulavam a cura de deficientes físicos.
Segundo o relações públicas da basílica, padre José Bertanha, a manifestação foi dissolvida pelos católicos. A Polícia Militar não registrou tumultos.
Bertanha disse que dom Aloísio considerou a manifestação uma ofensa.
No discurso de celebração à Nossa Senhora, durante a missa, dom Aloísio disse que os evangélicos ``adoram a Bíblia, mas não sabem usá-la adequadamente".
O sermão foi acompanhado por cerca de 38 mil pessoas.
Durante entrevista coletiva após a missa, o arcebispo de Aparecida que a Igreja Católica está ``aflita" com o avanço da Igreja Universal do Reino de Deus.
Segundo o arcebispo, é ``preocupante" o crescimento da igreja evangélica, que se aproveita de pessoas menos esclarecidas para explorar sua fé.
``Eles estão aproveitando da cegueira cultural e social de milhões de brasileiros para crescerem."
Segundo o arcebispo, a Igreja Católica pretende conter o avanço dos evangélicos por meio de uma verdadeira evangelização.
``Os católicos devem se unir para defender sua fé", disse.

Na TV
Os programas da TV Record mostraram imagens de peregrinos na cidade de Aparecida. Um locutor que não aparecia afirmou que, na adoração aos santos, ``Deus passa de ator principal a mero coadjuvante".
Von Helder atacou o culto aos santos ao lado de uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, na qual deu três socos e onze chutes.
``Será que Deus pode ser comparado a um boneco desse, tão feio, tão horrível, tão desgraçado?", perguntou?
Ele afirmou que as pessoas precisam ler a Bíblia para que não sejam enganadas.
``A Igreja Católica vive de uma mentira", disse. E acrescentou: ``Essa imagem não pode fazer nada por você".

Texto Anterior: Líderes nacionais acompanham negociação
Próximo Texto: Universal discute agressão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.