São Paulo, sexta-feira, 13 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

`Para capturar, a polícia falha'

WILLIAM FRANÇA; SEBASTIÃO MONTALVÃO
DO ENVIADO ESPECIAL

Após a rendição, Leonardo Pareja concedeu várias entrevistas ``para mostrar sua verdadeira imagem".
Segundo Pareja, a imprensa "armou um circo em torno de sua história, o transformou num mito, e o acusou de ser perigoso e jurar pessoas de morte. ``Nunca ameacei uma barata."
Pareja disse que ``é mais humano que muitas pessoas de bem que ficam soltas na sociedade", planeja contar suas aventuras em dois livros e, após deixar a prisão, quer virar empresário.
No depoimento que prestou à Justiça, ontem no Fórum de Goiânia, Pareja permaneceu calmo e até sorridente. Falou de suas fugas e zombou da polícia, dizendo que dificilmente seria preso.
Para explicar sua fuga anterior do Cepaigo, em 94, disse que tinha problemas com os outros detentos. ``Eu teria que matar ou morrer."
Também negou ser um criminoso de alta periculosidade. ``São eles (policiais) que me consideram perigoso. Nunca matei ninguém."
À mãe, Luzia Rodrigues do Santos, que o acompanhou, disse que pretendia fugir para a Bolívia, mas desistiu temendo um fracasso. A seguir, os principais trechos de suas entrevistas:

Pergunta - Faltou inteligência da polícia?
Leonardo Pareja - Não me pegaram pela incompetência deles. Em investigação até conseguiram, mas, para capturar, são falhos. Foram me pegar como se tira uma laranja de uma árvore. Comigo foi diferente.
Pergunta - Você se arrepende do que fez?
Pareja - Não, porque não prejudiquei ninguém, ainda. Quando assalto, não ofendo ninguém e peço muito a Deus para a pessoa não reagir e não precisar machucar.
Pergunta - Se você não tem medo de morrer, como disse, porque se entregou?
Pareja - Não tenho medo de um confronto com a polícia. Mas me preocupei mais em não prejudicar a vida de pessoas de bem.

Colaborou SEBASTIÃO MONTALVÃO, free-lance para a Agência Folha, em Goiânia.

Texto Anterior: Sequestrador se entrega em Goiás
Próximo Texto: Sequestrador se esconde em Goiás e Minas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.