São Paulo, sábado, 14 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Evangélicos acham perigosa agressão de bispo

DA SUCURSAL DO RIO; DA REPORTAGEM LOCAL

O pastor Caio Fábio, presidente da AEB (Associação Evangélica Brasileira), considerou um ato ``extremamente perigoso" a agressão do bispo Sérgio Von Helder, da Igreja Universal do Reino de Deus, a uma imagem de Nossa Senhora Aparecida.
``A destruição pública de símbolos considerados sagrados é extremamente perigosa, porque inicia processos de intolerância religiosa, com suas imprevisíveis guerras santas", disse o pastor, em nota enviada aos jornais.
A agressão aconteceu durante os programas ``Despertar da Fé" e ``Palavra de Vida", transmitidos anteontem, dia de Nossa Senhora Aparecida (padroeira do Brasil), pela Rede Record. A empresa é de propriedade da Igreja Universal.
Segundo o pastor, ``todos os evangélicos estão de acordo que a Bíblia é explícita quando condena o culto aos ídolos".
Entretanto, segundo Caio Fábio, ``os genuínos evangélicos defendem o direito de culto e de expressão religiosa de todas as formas de culto, mesmo aquelas que consideram contrárias aos preceitos bíblicos, desde que estas se mantenham dentro dos limites da lei e da Constituição do Brasil".
Na conclusão da nota, o pastor afirma: ``Deus nos livre de assistirmos no Brasil um retrocesso que nos leve de volta aos piores dias do obscurantismo e das inquisições, pois, se as coisas continuarem assim, é para a Idade das Trevas que nós estamos caminhando".
O bispo Geoval Jacinto da Silva, da Igreja Metodista, também condenou a agressão. ``Nós não adoramos imagens, mas também não aceitamos atos de intolerância religiosa como esse", afirmou. Para Silva, a agressão ``não edifica as relações humanas".
A Igreja Batista não quis se pronunciar sofre o ato do bispo. ``No momento oportuno vamos nos manifestar", afirmou o pastor Onésimo Pereira do Nascimento.

Colaborou a Reportagem Local

Texto Anterior: Universal pode repreender `radical' Von Helder
Próximo Texto: Veja as diferenças entre católicos e protestantes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.