São Paulo, sábado, 14 de outubro de 1995
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O mercado e a fé

CLÓVIS ROSSI

SÃO PAULO - O mais grave nos pontapés de um pastor da tal Igreja Universal do Reino de Deus na imagem de Nossa Senhora Aparecida é menos a eventual blasfêmia e mais o sinal de intolerância que o gesto transmite.
É o equivalente religioso de queimar a bandeira do clube adversário, na guerra das torcidas organizadas, com perdão da comparação. Agora, basta que um padre termocéfalo insinue qualquer coisa a um grupo de fiéis mais chegados ao misticismo e pronto: amanhã ou depois, alguma sede da Igreja Universal pode acabar aparecendo apedrejada.
Intolerância à parte, o episódio se inscreve à perfeição na lógica hoje predominante, a lógica do mercado como deus todo-poderoso. Não entendo muito de milagres, mas consta que Nossa Senhora Aparecida não ``cobra" bens materiais por suas supostas façanhas.
Bastaria, dizem os que acreditam, muita oração ou a disposição de andar de joelhos os mil metros que separam a basílica nova da velha para se tornar candidato a algum milagre.
Já a tal Igreja Universal pede mais dos bolsos do que dos joelhos de seus fiéis.
É natural, assim, que um de seus pastores tente desacreditar a imagem da santa, uma concorrente, digamos, desleal porque oferece resultados a um preço mais acessível ao menos do ponto de vista material.
É sintomático que o pessoal do bispo Edir Macedo só tenha descoberto características ``demoníacas" na Rede Globo depois que esta pôs no ar uma minissérie que, aparentemente, retratava práticas do chefe da Igreja Universal.
Antes disso, a Globo podia fazer (e, em alguns casos, fez) literalmente o diabo sem que Macedo e cia. se preocupassem.
No ritmo em que vão as coisas, será uma enorme surpresa se a disputa pelo mercado dos ``milagres" for perdida pela tal de Igreja Universal. A imagem de Nossa Senhora Aparecida pode não fazer milagres, mas também não consta que seus guardiães saiam por aí distribuindo pontapés nas imagens dos outros.
Logo, não produzem espetáculo. E o que conta, hoje, é o espetáculo.

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