São Paulo, domingo, 15 de outubro de 1995
Próximo Texto | Índice

Explosão municipal; Sem parar; Buraco no cofre; Pelo bolso; Treinando o espanhol; Em outras palavras; Disputa à vista; Colégio eleitoral; Limites; Slogan

Explosão municipal
Governadores estão ligando preocupados para Brasília. Com a proximidade da eleição municipal, multiplicou-se o número de pedidos de criação de novos municípios. Só em Minas haverá 124 plebiscitos de emancipação dia 22.

Sem parar
Até agosto, 231 municípios haviam se emancipado desde a última eleição de prefeito e cerca de 600 estavam em processo. De lá para cá, esse número já deve ter crescido em mais uma centena.

Buraco no cofre
Cada nova cidade gera salários de prefeito, vice-prefeito, secretários municipais e de ao menos nove vereadores. Estudo de fevereiro do IBGE estima que a febre de emancipação custará R$ 240 milhões/ano ao país. Por baixo.

Pelo bolso
Os governadores querem que FHC edite MP mudando o rateio do Fundo de Participação dos Municípios. A nova cidade teria que rachar com sua antiga sede a mesma cota. Mas não dá: a Constituição exige lei complementar.

Treinando o espanhol
Agenda cheia para FHC na Argentina. Conversará com 11 governantes. Hoje, serão Menem e Mário Soares. Amanhã, entre outros, os presidentes do México, Chile, Colômbia, Cuba, Mercosul, além de Felipe González.

Em outras palavras
Do presidente do PFL, Jorge Bornhausen, sobre a opção de FHC, se tiver que escolher entre conter o crescimento da economia ou manter a inflação baixa: ``A popularidade de Fernando Henrique é o preço da cesta básica".

Disputa à vista
Está marcada para terça reunião do governo para decidir se será permitido o uso de títulos da dívida externa como moeda na privatização das estatais do setor elétrico e da CVRD. O Planejamento é contra, e a Fazenda é a favor.

Colégio eleitoral
Cinco ministros decidem sobre o uso dos títulos na privatização: Serra e Clóvis Carvalho são contra, Malan e Raimundo Brito devem ser a favor. Sem acordo, será de Bresser o voto de minerva.

Limites
Vem aí mais um ingrediente na tensa relação entre Executivo e Legislativo. Relator da comissão que analisa novas regras para o uso de medidas provisórias, Aloysio Nunes Ferreira (PMDB) entrega seu parecer até o fim do mês.

Slogan
Na eleição em Matipó (MG), na quinta passada, um agricultor comentou o uso do computador: ``Até criança de mamadeira vota". Presidente do TSE, Carlos Velloso quer usar a frase na campanha sobre o novo mecanismo.

Próximo Texto: Mapeando...; ...as urnas do Senhor; Relações exteriores; 2000 em 30; Três em um; Todos os santos; De volta; TIROTEIO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.