São Paulo, domingo, 15 de outubro de 1995
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Linha 96 da Volvo fica mais segura e refinada

LUCIANO SOMENZARI
ENVIADO ESPECIAL AO CHILE

Um pouco mais de refinamento tecnológico e ainda mais equipamentos de segurança são as novidades da linha 96 da Volvo. Os novos modelos 460, 850, 960 e T5-R, que estarão no Brasil no próximo ano, foram apresentados no Chile.
A grande novidade da marca, no entanto, não foi mostrada. O modelo S4, apresentado no salão de Frankfurt (Alemanha) no mês passado, só será vendido na Europa a partir de abril. Deve chegar ao Brasil só no final do próximo ano.
O desenho do S4 rompe com as linhas retas tradicionais da marca, com o declarado objetivo de conquistar o público jovem.
A Folha testou os modelos 850 e o topo de linha 960, na cidade litorânea de Viña del Mar (a 120 km de Santiago). Nas sinuosas estradas do extremo ocidente, os carros da Volvo mostraram referências de conforto e estabilidade.
Os preços dos modelos situam-se na faixa dos US$ 45 mil aos US$ 90 mil, no Brasil.
Entre as inovações, estão o novo sistema de injeção eletrônica de combustível, airbag (bolsa de ar que infla instantaneamente em caso de colisão) lateral para o 960 e sistema antibloqueio de freio (ABS) controlado eletronicamente (leia quadro nesta página).
Com motor de cinco cilindros e 140 cavalos-vapor (cv) de potência, o 850, na versão média sedã e perua, destaca-se pelo espaço interno e boa dirigibilidade.
Na versão sedã, há uma pequena falha na visibilidade traseira, em grande parte por causa da altura do retrovisor interno.
O 960 chama a atenção pelo nível de equipamentos. Assim como o 850, agora vem equipado com quatro airbags de série e reforços na coluna lateral contra impactos.

O jornalista LUCIANO SOMENZARI viajou a convite da Volvo Car.

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