São Paulo, segunda-feira, 16 de outubro de 1995
Próximo Texto | Índice

SURFE COM GIZ

ALINE SORDILI
ENVIADA ESPECIAL À AUSTRÁLIA

Está explicado por que a Austrália é o país que mais tem atletas no ranking mundial de surfe. Lá, os garotos -e garotas- aprendem a surfar na escola.
O esporte é matéria curricular tão comum quanto química, física ou matemática.
Rabbit Bartholomew, 40, presidente da Fundação de Surfistas Australianos e da Associação de Escolas de Surfe, tem um programa de três dias para ensinar a importância do surfe.
Ouvindo Bartholomew falar, parece que o esporte é muito simples. A dica principal é preferir o pranchão (``longboard").
``As pranchas pequenas podem ser as mais bonitas, mas não dão equilíbrio", afirma ele.
O programa desenvolvido por Bartholomew é dividido em três dias em um alojamento especial. Os alunos fazem um teste e são divididos por categorias -iniciante e intermediário.
O dia começa cedo: às 6h30. O primeiro, com exceção do teste, é mais teórico. A ``classe" ouve sobre a importância do surfe e como praticá-lo com segurança.
No segundo, o esporte é praticado das 6h30 às 12h, com pausa só para o café da manhã. Depois do almoço, surfe de novo -das 13h30 às 16h30.
No terceiro e último dia, surfe das 6h30 às 8h e competição das 9h30 às 12h. Convidados especiais dão uma demonstração de meia hora e, logo depois, ``dá-lhe" surfe de novo -até o final do último dia.
A associação fica na cidade de Coolangatta (Estado de Queensland). O melhor de tudo é que essa cidade fica a 15 minutos -de carro- de Surfers Paradise.
Segundo ele, todas as escolas que ficam na costa do país têm o surfe como matéria curricular ou promovem acampamentos de surfe nos finais de semana.
``É como no Brasil. Só que vocês têm o futebol", compara Bartholomew.
A associação foi fundada pelo governo e recebe cerca de US$ 525 mil por ano para investir no esporte.
Mas nem só de surfe vive a Austrália. Os outros esportes tradicionais do país são, em ordem de importância, o golfe e o críquete.
Existe uma escola, também em Queensland (a uma hora e meia de Surfers Paradise), que ensina esses esportes.
É comum ver japoneses e coreanos vestindo uniforme e treinando golfe nos campos da Kooralbyn International School.
É uma escola normal como qualquer outra. Você pode optar por fazer, inglês introdutório, ginásio, colegial ou preparatório para universidades.
Mas, por ficar afastada da cidade, os alunos têm de ficar todo o tempo na escola, só saindo nos finais de semana.
Por isso, esses esportes são praticados quase todas as tardes. Não deixa de ser uma opção para quem gosta da vida no campo e não sabe nadar.

PARA SABER MAIS:
Associação das Escolas de Surfe - 0061-7-55-762-555; Kooralbyn School - 0061-7-55-446-288.

A jornalista ALINE SORDILI viajou para a Austrália a convite da Embaixada da Austrália, da Comissão de Turismo Australiano para a América do Sul, da Study & Adventure, do Insearch Language Centre e do Australian Tourist Comission.

Próximo Texto: Campeão júnior não sabia do surfe na escola
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.