São Paulo, segunda-feira, 16 de outubro de 1995
Próximo Texto | Índice

Sem professor `exclusivo', escolas barateiam cursos

LARISSA PURVINNI; GERALDO MAGELLA BARROS
DA REPORTAGEM LOCAL

O Mackenzie, que inicia hoje as inscrições para o vestibular, tem as mensalidades mais baixas entre 12 instituições de São Paulo consultadas pela Folha.
A exceção são seis dos 25 cursos da UMC: publicidade, matemática, química, biologia, letras e pedagogia.
Em alguns casos, a diferença de preços para um mesmo curso superou 100%. Um exemplo é direito: no Mackenzie, o aluno paga R$ 116,85. Na PUC-SP, 302,43.
Segundo Nelson Callegari, secretário-geral do Mackenzie, os preços correspondem aos gastos.
Ele diz que a escola procura formar profissionais para o mercado. ``O importante não é ter muita bagagem teórica, mas visão prática."
Para o presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes), Luciano Santos, 23, faltam pesquisas e convênios com empresas.
A pró-reitora de ensino da UMC, Carmen Sylvia Fernandes, diz que os preços estão defasados.
Ambas as escolas não têm professores em regime de dedicação exclusiva: os profissionais conciliam aulas e outras atividades.
Na Unesp (Universidade Estadual Paulista), por exemplo, 95% dos professores são ``exclusivos".
Segundo o reitor da PUC-SP, Antonio Carlos Ronca, 49, um terço dos alunos tem bolsa e 85% dos professores são contratados em tempo integral.
Segundo Márcia Morbio, do Núcleo de Coordenação da Faap, as mensalidades seguem o mercado. ``Temos de manter teatros, museus e laboratórios."
A assessoria da São Judas Tadeu informou que a escola também não tem professores ``exclusivos".
A Folha procurou a FMU, desde terça-feira passada, mas, até sexta, não obteve resposta.

Escolas consultadas: ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), Faap (Fundação Armando Álvares Penteado), FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas), Fundação Cásper Líbero, IMS (Instituto Metodista de Ensino Superior), Mackenzie, Puccamp (Pontifícia Universidade Católica de Campinas), PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), UBC (Universidade Braz Cubas), UMC (Universidade de Mogi das Cruzes), UnG (Universidade de Guarulhos) e Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba).

Próximo Texto: Aluno carente pode ter bolsa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.