São Paulo, segunda-feira, 16 de outubro de 1995
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Restaurantes adotam pedido eletrônico

HEINAR MARACY
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Uma nova desculpa para atrasos de pedidos está virando moda em alguns restaurantes de São Paulo. Se seu filé com fritas levou uma eternidade para sair, não estranhe se o garçom responder: "Desculpe, mas o sistema caiu".
A informatização traz um grande benefício a bares e restaurantes. Ela elimina a necessidade do comando, aquele papelzinho rabiscado pelo garçom que pode ser anotado errado ou mal-interpretado pelo cozinheiro.
Por outro lado, cria uma grande dependência em relação ao computador. "Quando dá pane no sistema, ninguém sabe mais fazer um comando na mão", diz Sofia Freire, gerente de operações do restaurante L'Arnaque.
Mesmo assim, ela não abre mão da rapidez e do controle sobre os gastos trazidos pela informatização, apesar de fazer críticas ao programa utilizado, o "Gerente Visual", da AR Service, que considera "incompleto".
Hoje, existem várias opções para a informatização de bares e restaurantes. A Wyse Sistemas oferece uma solução bem econômica para empresas que queiram informatizar-se. Os programas "Colibri" (controle de caixa) e "Paturi" (controle de estoque) são vendidos em um pacote por R$ 750 e funcionam com "Windows.
Atualmente, a Wyse tem seus programas instalados em cerca de 650 empresas no Brasil, podendo ser adaptados para os segmentos de fast food e comida por quilo. O sistema permite também o controle de entrega a domicílio, mapeando os pedidos para agilizar itinerários.
Restaurantes sofisticados preferem sistemas de maior impacto visual, como os que permitem operação -por monitores sensíveis ao toque- pelos próprios garçons.
Um desses produtos é o "Aloha", programa americano distribuído no Brasil pela Pacto Engenharia e utilizado pela rede paulista de restaurantes The Place.
Bastante intuitivo, o "Aloha" permite que o garçom entre com os pedidos, clicando o menu na tela. O pedido é impresso em uma impressora na cozinha, e os ingredientes são tirados do banco de dados de estoque da casa.
O garçom pode também fechar a conta do cliente no terminal e retirar a nota impressa no caixa. O "Aloha" é um sistema vendido com computador e programa.
Uma solução para restaurantes de médio porte, com três terminais no salão e cinco impressoras, custa R$ 17 mil (com treinamento e instalação).

ONDE SABER MAIS AR
SERVICE: tel. (011) 272-6965; PACTO ENGENHARIA: tel. (011) 210-0182; WYSE SISTEMAS: tel. (011) 575-666

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