São Paulo, segunda-feira, 16 de outubro de 1995
Próximo Texto | Índice

Colin Powell descende de rei inglês; Associação denuncia mortes de jornalistas; Russos bombardeiam aldeias tchechenas; Cai popularidade de Alain Juppé; Claes pode renunciar à chefia da Otan; Roxanne volta a ser considerado furacão; Chiapas faz eleições sem violência; Pacifistas protestam contra teste nuclear

Colin Powell descende de rei inglês
O general norte-americano Colin Powell é descendente direto do rei Eduardo 1º e primo distante da rainha Elisabeth e da princesa Diana, segundo a Burke's Peerage, publicação especializada em genealogias. Powell foi o primeiro negro a chefiar as Forças Armadas e é provável candidato à Presidência dos EUA nas eleições de 96.

Associação denuncia mortes de jornalistas
A Sociedade Interamericana de Imprensa denunciou ontem que continua a haver ataques à liberdade de imprensa no continente americano. Em reunião anual em Caracas, a Sociedade informou que, nos últimos 12 meses, 27 jornalistas foram mortos.

Russos bombardeiam aldeias tchechenas
Aviões russos bombardearam duas aldeias do sul da Tchechênia, matando 17 pessoas e ferindo outras 23, afirmou ontem um porta-voz das autoridades separatistas da Tchechênia. O chefe separatista Shamil Basayev ameaçou desencadear ataques nucleares contra a Rússia. Basayev alegou possuir sete contêineres cheios de lixo radioativo.

Cai popularidade de Alain Juppé
Uma pesquisa publicada pelo semanário econômico "L'Expansion" apontou queda da popularidade do primeiro-ministro francês Alain Juppé. A maioria dos consultados (47%) acha que seu governo provocará efeitos negativos dentro de um a dois anos. Juppé foi eleito ontem presidente do partido gaullista RPR (Reunião Para a República), com 92,6% dos votos.

Claes pode renunciar à chefia da Otan
Willy Claes, secretário-geral da Otan (a aliança militar ocidental), estuda a possibilidade de renunciar ao cargo. O Parlamento belga decide na quinta-feira se abre processo contra Claes, acusado de corrupção quando foi ministro da economia do país.

Roxanne volta a ser considerado furacão
A tempestade tropical Roxanne voltou a ser considerada um furacão depois do aumento da intensidades dos ventos, que já atingem 135 km/h. Dez dias depois da passagem do Roxanne, a região do Golfo do México está em estado de alerta diante da ameaça de retorno do furacão.

Chiapas faz eleições sem violência
As eleições municipais realizadas ontem no estado mexicano de Chiapas transcorreram pacificamoente. Ameaças de violência levaram ao adiamento da votação na cidade de Ocosingo.

Pacifistas protestam contra teste nuclear
Cerca de 10 mil manifestantes pacifistas protestaram ontem contra a retomada dos testes nucleares pela França. O protesto ocorreu nas proximidades da ilha Longue (extremo oeste da França), onde se encontra uma estratégica base militar.

Próximo Texto: Países pedem fim do embargo a Cuba
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.