São Paulo, segunda-feira, 16 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Acordos bilaterais ofuscam o tema central

DENISE CHRISPIM MARIN
DA ENVIADA ESPECIAL

A 5ª Conferência de Cúpula Ibero-americana, em Bariloche, oeste da Argentina, deverá deslocar seu foco do tema central (educação) para os acordos bilaterais entre os 21 países presentes.
As atenções se voltam mais para outros temas, como a criação de um acordo de cooperação entre os governos da Argentina, Brasil e Paraguai e para o controle das atividades terroristas em Ciudad del Este, na fronteira.
A conferência começa hoje com a presença de 19 chefes de Estado e de governo de países da América Latina e mais Portugal e Espanha.
O encerramento ocorre amanhã, com a assinatura de um documento que deverá incluir 13 propostas de cooperação e fixar metas de investimentos na área de educação.
A pouca importância para o tema central se reflete na rápida passagem de Federico Mayor Zaragoza, diretor-geral da Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação e Cultura).
Ele deverá permanecer apenas 12 horas na cidade e participar do encontro com apenas um discurso de quatro minutos.
Outras questões relevantes se relacionam ao Mercosul. Espera-se a criação de uma zona de livre comércio entre o Chile e o bloco formado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.
Também está prevista a retomada das discussões sobre o estreitamento de relações comerciais entre o Mercosul e a União Européia.
A Argentina deverá ainda travar conversas com a delegação chilena para abrandar a reação do país vizinho ante à recente perda da região de Laguna del Desierto, na fronteira sul entre esses países.
Uma das expectativas da conferência -a negociação entre Peru e Equador sobre questões de fronteira- acabou frustrada. Os dois países enfrentaram conflitos fronteiriços no início do ano.
Pressionado pela instabilidade interna em seu país, o presidente do Equador, Sixto Durán-Ballén, desistiu de comparecer.
(DCM)

Texto Anterior: Países pedem fim do embargo a Cuba
Próximo Texto: Sérvios e muçulmanos violam o cessar-fogo no noroeste da Bósnia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.