São Paulo, terça-feira, 17 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Agressor de santa recua de desculpa

CLÁUDIA TREVISAN
DA REPORTAGEM LOCAL

O bispo Sérgio Von Helder, da Igreja Universal do Reino de Deus, recuou ontem da decisão de pedir desculpas por ter chutado a imagem de Nossa Senhora Aparecida no dia 12 de outubro.
Von Helder pretendia fazer um pronunciamento às 7h no programa ``Despertar da Fé", da TV Record, emissora ligada à Universal.
O pronunciamento chegou a ser anunciado no fim do ``Despertar da Fé" de ontem.
O recuo de Von Helder foi motivado pela reação cética de líderes católicos ao pedido de perdão apresentado pelo bispo Edir Macedo na tarde de domingo durante a programação da TV Record.
A Folha apurou que Von Helder teve receio de que seu pedido de desculpas fosse interpretado como hipocrisia pelos católicos e covardia pelos evangélicos.
A melhor atitude no momento seria o silêncio. Em conversas com dirigentes da Universal, o bispo tem reconhecido que sua atitude foi equivocada.
Von Helder decidiu não realizar o pronunciamento depois de se reunir na sede da Record, em São Paulo, com os bispos Gonçalves, de Brasília, e João Batista, que preside a emissora.

Orientação
A avaliação na direção da Universal é que as agressões à imagem de Nossa Senhora Aparecida expuseram a instituição e abriram espaço a seus opositores.
A orientação dos bispos aos pastores da igreja é manter a calma e evitar entrar em confronto com manifestantes católicos.
A direção da Universal aposta no pedido de desculpas de Edir Macedo para superar o episódio.
O pronunciamento do líder da igreja foi repetido ontem de hora em hora nas cerca de 30 rádios que a Universal possui no país. Também foi reprisado várias vezes na TV Record.
Os bispos da Universal esperam que o reconhecimento público do erro e o pedido de desculpas acalmem os ânimos.

Texto Anterior: Itamar assinou transferência
Próximo Texto: Declarações são contraditórias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.