São Paulo, terça-feira, 17 de outubro de 1995
Texto Anterior | Índice

Chile negocia livre comércio com Mercosul

DENISE CHRISPIM MARIN
ENVIADA ESPECIAL A BARILOCHE

O acordo para a criação de uma zona de livre comércio entre o Mercosul e o Chile deverá estar pronto antes de 7 de dezembro, quando deve ocorrer a reunião dos países do bloco em Punta del Este (Uruguai).
Também entre os dias 11 e 15 de dezembro, em Madri, deverá ser aprovado acordo entre o Mercosul e a UE (União Européia), composta por 15 países.
As informações foram apresentadas ontem por Jorge Campbell, secretário de Relações Econômicas Internacionais do Ministério de Relações Exteriores da Argentina.
Os compromissos e datas foram acertados durante reuniões de presidentes dos países envolvidos, que ocorreram paralelamente à 5ª Conferência de Cúpula ibero-Americana, em Bariloche, na Argentina.
Campbell disse à Folha que ficou claro durante as negociações que o objetivo do Mercosul com a aproximação do Chile está na viabilização de um caminho para o Oceano Pacífico.

União Européia
Os governos do México, Chile e Cuba aproveitaram a 5ª Conferência de Cúpula, em Bariloche, para estreitar suas relações comerciais com o bloco de 15 países que compõem a UE.
Esse comportamento foi o mesmo adotado pelos países do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai).
Os presidentes destes países participaram de reuniões bilaterais, entre domingo e ontem, com o primeiro-ministro espanhol, Felipe Gonzalez, que também preside a UE.

Cotas
Jorge Campbell afirmou ontem à Folha que não haverá nenhum tipo de restrição ao comércio de automóveis para o Brasil em 1996.
Ele negou a hipótese até mesmo da adoção de um acordo informal, pelo Brasil, que fixe cotas para a importação de carros argentinos.
``O comércio de automóveis entre Argentina e Brasil está completamente livre de restrições".

Texto Anterior: Olho no voto; Olho no planalto; Otimismo relativo; Ramos promissores; Prevendo fusões; Concessões atraem; Fundo reforçado; Euforia contida; Projeto comum; Comunicação empresarial
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.