São Paulo, terça-feira, 17 de outubro de 1995
Texto Anterior | Índice

Lei estabelece limite de ruído

ROSANGELA DE MOURA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A legislação brasileira estabelece 104 decibéis como nível máximo de ruído para buzinas.
Segundo João Francisco de Rezende, diretor de fiscalização do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), a penalidade para quem não respeita esse limite é a apreensão do veículo -até a sua regulamentação- e multa de R$ 45.
Rezende alerta ainda que é proibido usar a buzina à noite nas áreas urbanas, das 22h às 6h. O uso também é vetado nas áreas identificadas por placa de sinalização, como hospitais e escolas.
O som constante de buzina também pode ser prejudicial à saúde. Alberto Francisco Sabbag, 42, diretor da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, afirma que o pior efeito da buzina nas pessoas é o susto que ela provoca.
Ele esclarece ainda que a buzina deve ser evitada em lugares fechados, como garagens de prédios e túneis. Ela também não deve ser usada para espantar animais na estrada. "Geralmente eles se assustam e vão em direção ao veículo."
(RM)

Texto Anterior: Conheça as opções de buzinas do mercado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.