São Paulo, quarta-feira, 18 de outubro de 1995 |
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Publicidade leva ao fumo, sugere estudo Propaganda induz crianças a fumar, diz pesquisa DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS A propaganda de cigarro é o principal fator de estímulo ao hábito de fumar em crianças, segundo estudo da Universidade da Califórnia, em San Diego (EUA), publicado hoje na revista do Instituto Nacional do Câncer."O marketing é atualmente mais poderoso que a pressão social, encorajando crianças a se tornar fumantes", disse John Pierce, um dos autores do estudo. O anúncio feito pelos cientistas coincide com uma campanha antifumo liderada por médicos, que apóiam os esforços do governo dos EUA em restringir a propaganda dirigida a crianças. A pesquisa usa fórmulas matemáticas para chegar a um índice de susceptibilidade, que mediria a tendência a sentir influências externas, como a propaganda. Pierce usou dados da Pesquisa de Tabaco da Califórnia, realizada em 1993 junto a 3.536 crianças e adolescentes norte-americanos. Segundo os resultados, adolescentes pensam que a propaganda divulga pelo menos uma mensagem positiva, tal como sentir-se melhor em situações sociais. Thomas Lauria, porta-voz do Instituto do Tabaco (EUA), atacou o estudo liderado por Pierce. "Essas conclusões estão erradas. As evidências mostram exatamente o contrário: a razão primária (para jovens começarem a fumar) é a pressão de grupo", disse. Pierce também fez outro estudo, que deve ser publicado no próximo mês na revista "Psychology Health". Ele acompanhou os últimos cem anos de publicidade voltada para o cigarro. O pesquisador descobriu, por exemplo, que uma campanha que ligava o fumo ao emagrecimento, realizada em 1920, fez com que crescesse o número de mulheres que fumavam. Texto Anterior: Cubano pode apoio contra repressão Próximo Texto: Vacina contra a hepatite B passa em testes Índice |
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